STATE, PRESS AND IDEOLOGY (1950)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3250Keywords:
Imprensa, Estado, Ideologia.Abstract
The press, since it was official in Brazil, in 1808, until the XXI century, hascharacterized itself as an instrument of dissemination and manipulation of ideas. From the
court press to the enterprise press, it was an object used for the propagation of ideas of the
historical context and the interests that lead the ones who were backwards its pages. Having
as object a local periodical of the interior of Paraná, in the decade of 1950, the present text
has as objective to argue the relations between the State, the Press and ideology. This study
is the result of a research carried through the Education Master Degree Program of the
State University of Ponta Grossa, with the title “Education and Ideology in the Press of
Irati, - PR (1954-1959), in the year of 2006.
Downloads
Published
01-01-2000
How to Cite
NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P. STATE, PRESS AND IDEOLOGY (1950). Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 163–177, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3250. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3250. Acesso em: 18 may. 2025.
Issue
Section
Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.