O PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v12i24.16753Palabras clave:
Coordenação Pedagógica, Reformas Educacionais, Gestão Escolar.Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, de caráter empírico, que teve como pano de fundo a Reforma Educacional implantada no Estado de São Paulo no ano de 1995 que, por sua vez, instituiu nas unidades escolares a função designada de Professor Coordenador Pedagógico (PCP). Passado mais de uma década da adoção desta medida, procuramos investigar a percepção de professores sobre o desempenho profissional dos PCPs presentes nas escolas de ensino fundamental I e II e também no ensino médio. Como resultado a pesquisa apontou a existência de um descontentamento em relação à sua atuação, sendo percebidos como profissionais frágeis, burocráticos e sem identidade profissional com seus pares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.