A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NO COLÉGIO SÃO JOSÉ DOS NATURAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v15i34.22873
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ICETI

Palabras clave:

Educação, Franciscanos, Pedro de Gante.

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar a ação pedagógica franciscana no México realizada no Colégio São José dos Naturais, provavelmente fundado em 1523. Dirigido por Pedro de Gante (1480-1572), tido como um dos mais importantes educadores do México colonial, a escola priorizou a educação de crianças astecas e enfatizou o ensino das letras, das artes e da matemática e também contribuiu para formar artesãos, entre outros ofícios. A educação buscava cumprir o papel de ensinar a doutrina cristã às crianças de diversos grupos sociais: nas capelas, salas de aulas e pátios, os franciscanos organizavam atividades que levavam ao aprendizado dos aspectos principais do catecismo cristão e das mais variadas atividades produtivas. Com essas atividades, os franciscanos acreditavam poder contribuir para erradicar as crenças religiosas nativas ao mesmo tempo em que as crianças seriam preparadas para fazer parte das novas estruturas produtivas e sociais implantadas pelos espanhóis, quando venceram os astecas, em 1521. A importância desse momento particular da história e dos desdobramentos para o México e para o continente Americano justificam estudos dessas primeiras experiências educacionais, das quais Pedro de Gante é o protagonista.

Biografía del autor/a

Reginaldo Aliçandro Bordin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-Maringá; Unicesumar/ Iceti

Mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e graduado em Filosofia pela USC, Bauru-SP. É professor de Ética na PUCPR e professor bolsista (ICETI) no mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizaçoes, Unicesumar.

Publicado

13-05-2020

Cómo citar

BORDIN, R. A. A EDUCAÇÃO FRANCISCANA NO COLÉGIO SÃO JOSÉ DOS NATURAIS. Educere et Educare, [S. l.], v. 15, n. 34, p. DOI: 10.17648/educare.v15i34.22873, 2020. DOI: 10.17648/educare.v15i34.22873. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/22873. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS