INDISCIPLINA: PROVOCAÇÕES À PRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Flavio Fernando de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6316
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não contou com financiamento

Palabras clave:

Educação. Indisciplina escolar. Prática pedagógica. Formação de professores.

Resumen

Trata-se de um estudo teórico em que se articulam prática pedagógica e formação de professores, com base na análise sobre as implicações advindas dos encontros dos professores com eventos de indisciplina em sala de aula. Este estudo surgiu da necessidade de ampliar nossa compreensão sobre indisciplina, tendo em vista a mudança na prática pedagógica. O objetivo é evidenciar que a indisciplina, quando entendida como um indicativo, uma expressão bem-vinda a nos dizer que algo na relação pedagógica – professor/aluno – não está bem, possui um potencial criativo na transformação da prática pedagógica. Parte-se, pois, da análise de referencial teórico sobre a necessidade de mudança de paradigma quanto à compreensão da indisciplina; passando por situar a indisciplina na relação pedagógica professor-aluno, provocando a uma leitura da indisciplina enquanto indicativo e desafio para a reinvenção da prática pedagógica; após o que se confrontam a prática pedagógica e a formação docente. Conclui-se afirmando a necessidade de se reinventar os programas de formação continuada de professores centrados na investigação da prática pedagógica, tendo como objeto, entre outros, os encontros dos professores com as expressões de indisciplina na sala de aula.

Publicado

19-10-2012

Cómo citar

SOUZA, F. F. de. INDISCIPLINA: PROVOCAÇÕES À PRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6316. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6316. Acesso em: 23 jun. 2025.

Número

Sección

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor