OS PROCESSOS DE TORNAR-SE PROFESSORA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Luis Paulo Cruz Borges

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i13.6318
Agencias de apoyo
CAPES

Palabras clave:

identidade profissional – formação docente – experiências formativas - etnografia.

Resumen

Neste texto, toma-se como problemática as concepções e experiências na formação docente relacionadas à identidade profissional que é forjada entre duas instâncias formativas, a saber, a escola e a universidade. Espera-se, abordar as temáticas que emergiram dos depoimentos de onze professoras, pensando na atuação do magistério no âmbito escolar, realizadas para uma pesquisa de Mestrado em Educação (BORGES, 2011) que tinha como objeto de estudo investigar a circularidade de saberes entre a escola e a universidade pela formação de professores. Como referencial teórico utilizamos os estudos de Marcelo Garcia (1998; 2009; 2010), André (2008; 2010) e Charlot (2005; 2008), entre outros. Destacamos, como temáticas analíticas, o enamoramento pela profissão, o papel da família e a possibilidade de ascensão social pelo exercício do magistério. À guisa de conclusão do estudo destacamos a contradição posta no âmbito da formação de professores em que a identidade docente se dá por um processo de desenvolvimento profissional, envolvendo concepções e experiências de programas formativos que disputam sentido e poder nos processo de tornar-se professora.

Publicado

19-10-2012

Cómo citar

BORGES, L. P. C. OS PROCESSOS DE TORNAR-SE PROFESSORA: UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 13, 2012. DOI: 10.17648/educare.v7i13.6318. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6318. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor