DES/CUIDADOS COM PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.11779Mots-clés :
Educação infantil, professores homens, representações sociais.Résumé
Território predominantemente feminino, poucos são os homens que buscam um espaço na Educação Infantil. Grande parte das representações sociais (adota-se o conceito de Moscovici e Jodelet) aponta que a educação, nesse nível, é uma função melhor desempenhada por mulheres, o que acaba por gerar preconceitos. Este artigo tem a intenção de visibilizar particularidades e representações sociais que envolvem o professor homem de educação infantil por meio de uma pesquisa realizada numa cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Foram analisadas entrevistas com familiares de crianças que frequentam a educação infantil, uma entrevista com um graduando do curso de Pedagogia e um relatório de experiências de estágio. Os resultados apontam, principalmente, representações sociais e situações que desvalorizam a formação docente de modo geral ao classificar homem e professor homem como “descuidado”.
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