DEMOCRACIA E A GESTÃO ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.12443Mots-clés :
Democracia, Gestão Escolar, ParticipaçãoRésumé
O estudo sobre democracia e análise de sua construção conceitual histórica correlacionado à gestão escolar. Tem como principal foco o sentido do processo democrático em instituções escolares. A relevância do tema democracia para a educação ocorre pelo direito que esta representa, resultando em discussões sobre gestão democrática. As discussões sobre o campo da gestão escolar democrática, geralmente, ocorrem de maneira fluída e superficial, sendo assim, consideramos a necessidade de realizar um breve resgate histórico com vistas a elucidar o conceito na contemporaneidade. Para tal, foram utilizados referenciais teóricos como: Chauí (2011), Dourado (2002), Oliveira (2009), Silva (2003) entre outros, afim de buscar sustentação teórica. A pesquisa está delineada numa vertente qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica exploratória. A democracia está intimamente ligada à conquista da cidadania e ao sentido do espaço público, conceitos que permeiam a materialização de um direito constitucional fundante – educação. A gestão escolar requer a promoção do espaço público que possibilite a participação real e a instrumentalização dos sujeitos. Para a construção de um processo democrático na gestão escolar, de base social, precisamos discutir o paradoxo liberdade versus igualdade numa íntima relação com conceitos de alienação e poder – o teor político na gestão escolar.
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