ENTREVISTA COM O PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI (UNICAMP)
DOI :
https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.24950Mots-clés :
Pedagogia, Curso de Pedagogia, Políticas educacionais.Résumé
Em entrevista especial para esta edição, o Professor Dermeval Saviani, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente, apresenta uma leitura da Pedagogia no Brasil. Detentor de diversos prêmios, entre eles “Doutor Honoris Causa” em universidades brasileiras, o Professor, com sua obra, contribui e aprofunda o estudo e a análise da educação e das políticas educacionais no país. Do mesmo modo, a Pedagogia Histórica-Crítica, descrita por Saviani, pode ser entendida como uma perspectiva contra-hegemônica para o trabalho pedagógico na escola pública, visando a contribuir para que os trabalhadores acessem uma escola que lhes permita compreender e agir na transformação social.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.