A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17648/educare.v16i38.25741
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Pedagogia, Ciência da Educação, Didática.

Résumé

O estudo em pauta tem como foco a Pedagogia como Ciência da Educação. Assim, sua construção se realizou a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da leitura em livros e artigos científicos de autores clássicos que discutem o tema. Teve como objetivo realizar reflexões epistemológicas e sociais sobre a Pedagogia como Ciência da Educação, tecendo um breve diálogo sobre este campo científico e sua contribuição para o debate na formação docente. Destacamos que a discussão se deu a partir da Pedagogia como campo científico, não como campo profissional. Dessa forma, buscamos refletir sobre a historicidade da Pedagogia e sua mutabilidade no fortalecimento como ciência da educação, refletindo sobre a sua natureza epistemológica, construção teórica e metodológica para pensar a formação do professor. O diálogo sobre a temática possibilitou aprendizagens sobre a construção dessa ciência, desde sua origem como condução de criança até sua consolidação como campo científico. É nessa perspectiva de evolução que a Pedagogia contribui na formação docente, principalmente, por meio da Didática.

Bibliographies de l'auteur-e

Mara Aparecida Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e do Programa em Pós-Graducação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Téléchargements

Publié-e

23-04-2021

Comment citer

SILVA, M. A. A. da; FERREIRA, L. G. A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 32–51, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.25741. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/25741. Acesso em: 30 juin. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade