LETRAMENTO E LETRAMENTOS MÚLTIPLOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS LETRAS DE MÚSICAS NOS DIZERES DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13061Palavras-chave:
Educação, poder e sociedade.Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar as práticas pedagógicas pelo olhar discursivo e, na perspectiva dos letramentos, abordar o modo como o gênero discursivo canção é representado, destacando aspectos das letras musicais que repercutem na formação dos alunos, bem como a importância da formação ética na integração dos letramentos múltiplos almejados na escola. Nesse sentido, os referenciais sobre estudo dos letramentos críticos e a referencial da Análise de Discurso Crítica, em suas definições, tratam dos saberes entrelaçados sobre educação e discurso e vislumbra compreender propostas educativas embutidas nas práticas escolares orientadas a partir da convivência dos alunos com o gênero canção. Após um breve estudo teórico, apresentamos uma análise de dados, na qual letras de músicas foram escolhidas pelos alunos e examinadas. Os discursos que permeiam os dizeres, o modo como os alunos os pensam e como refletem sobre as letras musicais são pontos abordados. Ademais, estes discursos são correlacionados com os teóricos estudados. Além de provocar um debate sobre o posicionamento crítico dos alunos, objetiva-se com a presente pesquisa produzir reflexos positivos sobre ideias e aprendizado espontâneo a partir da convivência com canções, e sobre o sujeito que entende o mundo e que com ele interage.
Palavras – chave: Práticas Pedagógicas, Gênero Discursivo Canção, Letramentos Múltiplos, Análise de Discurso Crítica.Downloads
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