O EMPRESARIADO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA DE AÇÕES DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v15i37.23967Palavras-chave:
Políticas para Educação Infantil. Empresariado Social. Qualidade. FMCSVResumo
O presente artigo objetiva apreender a construção de uma agenda acerca da qualidade para a Educação Infantil representado pelo empresariado social. Nesse movimento, o ideário daNova Gestão Pública se destaca e o diálogo com o Terceiro Setor se aprofunda, evidenciando a predominância de parcerias público-privadas como forma de privatização no contexto da educação infantil brasileira. Entre os sujeitos que tem protagonizado o debate na Educação Infantil no empresariado social, selecionamos para análise a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), Fundação esta que se encontra inserida em convênios com municípios, orientações sobre negócios de impacto na área da Infância, organização de estudos sobre boas práticas, organização curricular, orientações intersetoriais, elaboração de políticas, orientando o debate de qualidade pautado em eficiência e eficácia ajustado à produção de capital humano. Constatamos assim que a FMCSV atua no âmbito da privatização exógena e endógena, disseminado receituários de educação, concebidos a partir dos princípios da eficiência e da eficácia, como oportunidades de lucro imediato por meio do investimento na mão de obra futura – pela característica do negócio de impacto na infância, alinhado a uma agenda global, em que o fazer político se articula ao fazer econômico sob nova roupagem, por meio do empresariado social, em uma agenda de descentralização, influência ideológica e privatização dos serviços públicos da educação infantil brasileira.
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