Políticas para a Formação do Professor Profissional: um novo perfil para o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5151Palavras-chave:
Profissionalização, Formação Docente, Responsabilização.Resumo
O presente texto tem como objetivos expor e debater o conceito de profissionalização emergente no campo da formação docente, assim como os discursos que esta formação assume a partir das teorias neoliberais e pós-modernas para a educação. De modo geral, as políticas educacionais têm orientado conteúdos e objetivos para a formação de professores, adequando-a a um novo perfil profissional. No entanto, o termo profissionalização, inicialmente visto como inovador, evoca, de fato, noções de (des)qualificação, competência e responsabilização, cujo objetivo é efetivar a reforma do Estado brasileiro ocorrida nos anos 1990. Neste cenário, o professor é considerado principal responsável pela qualidade da educação, que por sua vez, deve buscar resolver os problemas sociais neste novo século.
Palavras-chave: Profissionalização; Formação Docente; Responsabilização.Downloads
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