Uso da acupuntura na dor
DOI:
https://doi.org/10.48075/aes.v1i1.23689Palabras clave:
Acupuntura, Dor, Medicina tradicional Chinesa, FibromialgiaResumen
A acupuntura compreende a inter-relação do homem com o ambiente, através da teoria dos cinco elementos e das energias yin e yang. Seu objetivo é compreender os fatores que ocasionaram ao indivíduo o seu desequilíbrio energético e tentar restabelece-lo. A utilização da acupuntura no tratamento da dor ocorre através do estímulo no corpo causado pelas agulhas, fazendo que as substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como endorfina e serotonina sejam liberadas, restabelendo o equilíbrio e o funcionamento do corpo. A procura do alívio das dores é uma das razões para o crescente número de pesquisas sobre a acupuntura. O presente estudo teve como objetivo reunir os dados existentes na literatura para compreender e demonstrar a utilização da acupuntura no tratamento da dor. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica utilizando dados obtidos a partir da literatura disponível no PubMed, ScienceDirect e Google Acadêmico. Uma tabela foi elaborada utilizando 35 artigos publicados entre o período de 1998 a 2016, os quais demonstraram o efeito da acupuntura na dor. Concluiu-se que não há uma padronização no tratamento da acupuntura para dor, porém a mesma demonstrou-se eficaz na redução da dor e na melhora da qualidade de vida das pessoas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Acta Elit Salutis

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.