Saberes docentes e a formação de professores em serviço

Autores

  • Viviane Dos Santos de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rosana Ferreira Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Formação continuada. Professor. Pesquisa.

Resumo


Este estudo trata-se de um trabalho de conclusão de curso de especialização em Língua Portuguesa, intitulado “Formação docente em serviço: uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa”. Objetivou neste artigo refletir um pouco sobre a formação continuada dos professores em serviço e a relevância do Curso Gestar II, para os docentes que ensinam Língua Portuguesa no ensino fundamental II. Para tanto, são revisitadas algumas literaturas dos estudos da formação continuada do professor, a exemplo de Freire (1996), Luckesi (2002), Tardif (2004) e Demo (2002). Faz-se necessário um esforço coletivo para superar as barreiras que dificultam a construção do ensino de qualidade que atualmente se discute e deseja. Neste caso, as mobilizações que primam, dentre outros pontos, por uma formação docente envolvida com a transformação social devem, essencialmente, especificar os perfis e conhecimentos desejáveis deste profissional para uma interposição consciente no campo escolar, no processo de formação continuada do professor. Nota-se que com os estudos realizados a formação continuada que acontece nas escolas consiste em momentos de reflexão, oportunizando aos professores espaços para avaliarem sua prática, trocar experiências com a equipe e aprofundarem conhecimentos relativos ao processo de ensino. Porém, isso nem sempre tem ocorrido da maneira produtiva e estimuladora, fazendo com que este momento se transforme em alvo de críticas por parte dos profissionais envolvidos. Os questionamentos, em geral, são em virtude do significado da formação e da maneira como são organizados.

Biografia do Autor

Viviane Dos Santos de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (UESB)

Rosana Ferreira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2009)
Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia , Brasil

Referências

ALVES, Lynn Rosalina Gama. Novas Tecnologias: instrumento, ferramenta ou elementos estruturantes de um novo pensar?. Revista da FAEEBA, Salvador, vol.4, semestral, p.141-152, julho/dez.,1998. Disponível em www.lynn. pro.br. Acesso em 04/07/17.

ANTUNES, Celso. Onde está a indisciplina? Existem três focos de incêndio a apagar. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.

AQUINO, Julio Gropa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas. 9. ed. São Paulo: Summus, 1996.

AQUINO, Julio Gropa. Indisciplina: o contraponto das escolas democráticas. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1999.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de dezembro de 1996.

DEMO, Pedro. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar problemas. 3. ed. Campinas-SP: Autores associados, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: Para uma mudança educativa. 2.ed. Porto: Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Maneiras de avaliar a aprendizagem. Pátio. São Paulo, ano 3. nº 12. p. 7–11, fev./abril, 2002.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 4. ed. São Paulo : Cortez, 1996.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 1993.

MORETTO, Vasco. Avaliação da aprendizagem: uma relação ética. In: VI CONGRESSO PEDAGÓGICO DA ANEB. Brasília, 1996. (Palestra).

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2004.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

DE SOUZA, V. D. S.; ALVES, R. F. Saberes docentes e a formação de professores em serviço. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 96–114, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18035. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão