Habilidade de comunicação e autonomia no ensino de Língua Inglesa

Autores

  • Patrícia Capelett Teixeira UFRR

Palavras-chave:

Comunicação, Autonomia, língua Inglesa.

Resumo


No presente trabalho, faremos uma breve discussão sobre a autonomia de alunos do Programa de Ensino de Língua (PEL), localizado em Cascavel – Paraná, em relação à habilidade de comunicação. Para isso, aplicamos um questionário para verificar qual a habilidade que estes alunos possuem maior dificuldade. Na sequência, analisamos nas respostas dos alunos quais as estratégias utilizadas por eles que contribuem para o aprimoramento da referida habilidade linguística. Apoiamo-nos em Holec (1991), Little, Belém (2012) para questões conceituais de autonomia. No que se refere à habilidade de comunicação, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No trabalho, verificamos que “falar” é a competência avaliada pelos alunos como a mais dificultosa. Quanto aos instrumentos mais utilizados por eles, encontramos: “música”, “filmes” e “seriados”. Nessa perspectiva, observamos poucas atitudes autônomas nos alunos que contribuem para o melhoramento da produção oral.

Referências

BELÉM, B. Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal do Pará, Belém. 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

HOLEC, Henry. Autonomy in Language Learning. Oxford: Pergamon, 1981.

LITLE, D. Autonomy: Definitions, Issues and Problems. Dublin: Authentik, 1991.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

TEIXEIRA, P. C. Habilidade de comunicação e autonomia no ensino de Língua Inglesa. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 115–126, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18108. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão