Habilidade de comunicação e autonomia no ensino de Língua Inglesa

Auteurs-es

  • Patrícia Capelett Teixeira UFRR

DOI :

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18108
Organismes subventionnaires

Mots-clés :

Comunicação, Autonomia, língua Inglesa.

Résumé

No presente trabalho, faremos uma breve discussão sobre a autonomia de alunos do Programa de Ensino de Língua (PEL), localizado em Cascavel – Paraná, em relação à habilidade de comunicação. Para isso, aplicamos um questionário para verificar qual a habilidade que estes alunos possuem maior dificuldade. Na sequência, analisamos nas respostas dos alunos quais as estratégias utilizadas por eles que contribuem para o aprimoramento da referida habilidade linguística. Apoiamo-nos em Holec (1991), Little, Belém (2012) para questões conceituais de autonomia. No que se refere à habilidade de comunicação, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). No trabalho, verificamos que “falar” é a competência avaliada pelos alunos como a mais dificultosa. Quanto aos instrumentos mais utilizados por eles, encontramos: “música”, “filmes” e “seriados”. Nessa perspectiva, observamos poucas atitudes autônomas nos alunos que contribuem para o melhoramento da produção oral.

Références

BELÉM, B. Estratégias de aprendizagem e autonomia na produção oral dos alunos de licenciatura intensiva em inglês. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos), Universidade Federal do Pará, Belém. 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

HOLEC, Henry. Autonomy in Language Learning. Oxford: Pergamon, 1981.

LITLE, D. Autonomy: Definitions, Issues and Problems. Dublin: Authentik, 1991.

Téléchargements

Publié-e

28-12-2017

Comment citer

TEIXEIRA, P. C. Habilidade de comunicação e autonomia no ensino de Língua Inglesa. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 115–126, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.18108. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18108. Acesso em: 13 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão