PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS E MEDIAÇÕES

Autores

  • Angela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Angélica Lyra de Araujo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23460
Agências de fomento

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de Sociologia, Mediações Pedagógicas.

Resumo

A proposta deste trabalho é problematizar sociologicamente as práticas e as orientações curriculares acerca de avaliação na disciplina de Sociologia, apontando a relevância da indissociabilidade entre as concepções, os critérios, os instrumentos e as mediações pedagógicas dos profissionais da educação. Compreendemos que os pressupostos sobre avaliação são formulados a partir das concepções de mundo politicamente construídas, traçando interfaces com outras concepções igualmente relevantes que os professores possuem sobre sociedade, juventudes, políticas educacionais, escola e universidade pública. Deste modo, as práticas pedagógicas avaliativas, embasadas em critérios e instrumentos cientificamente planejados, precisam dialogar com as mediações político-pedagógicas inclusivas e democráticas. Dialogando especialmente com Luckesi (2008), queremos mostrar que estas reflexões sobre o ato de avaliar se fazem relevantes na formação inicial e continuada de professores de Sociologia, do mesmo que os formadores de professores na universidade pública precisam reavaliar cotidianamente suas próprias práticas avaliativas com vistas a uma profissionalização docente mais humanizadora.

Biografia do Autor

Angela Maria de Sousa Lima, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora do Programa de Educação da UEM. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, Colaboradora do LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia), no Departamento de Ciências Sociais da UEL. Contato: angellamaria@uel.br

Angélica Lyra de Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara, professora da Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, Colaboradora do LENPES (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia), no Departamento de Ciências Sociais da UEL. Contato: lyradearaujo@hotmail.com

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Publicado

03-12-2020

Como Citar

LIMA, A. M. de S.; DE ARAUJO, A. L. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CONCEPÇÕES, CRITÉRIOS/INSTRUMENTOS E MEDIAÇÕES. Temas & Matizes, [S. l.], v. 13, n. 24, 2020. DOI: 10.48075/rtm.v13i24.23460. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/23460. Acesso em: 24 abr. 2024.