ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA UNIOESTE E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v13i24.23808Palavras-chave:
Assessoria Pedagógica. Identidade Docente. Ensino SuperiorResumo
RESUMO: Este texto discute a mediação da assessoria pedagógica na Universidade com a perspectiva da construção da identidade docente, processo fundamental para a compreensão das novas exigências postas neste nível de ensino. Essa construção da identidade ocorre pela conjugação dos aspectos teóricos e práticos, permeado pelos saberes necessários à docência, tais como: relação professor aluno; metodologia; planejamento dimensionado; avaliação que se afaste da lógica da punição e dos méritos quantitativos. Claro, essas são algumas dimensões do ensino que precisam ser discutidas em todas às áreas, pois há um engodo em considerá-las apenas no campo da pedagogia. Para organizar a discussão, dois tópicos são elencados. No primeiro, considerações teóricas sobre o papel da assessoria pedagógica no ensino superior. Em seguida, breve descrição das atividades de formação continuada no ensino superior na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão: os limites e as perspectivas desse processo. Esperamos que o texto contribua para o repensar teórico-metodológico em tempos de desafio educacional. Com o intuito de respaldar teoricamente as discussões, valemo-nos de estudos de autores como Broilo (2015), Deitos (2012), Libâneo (2008), Nóvoa (1995), Veiga (2014), entre outros. De modo geral, que não culpemos docentes e discentes pelas mazelas da Universidade, ou ao contrário desconsideremos papel político e social destes na construção da educação, na formação teórica e, principalmente, na formação humana dessa geração.
PALAVRAS-CHAVE: Assessoria Pedagógica. Identidade Docente. Ensino Superior
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