ADAPTAÇÃO DIGITAL EM PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE ARAPUTANGA-MT

Autores

Palavras-chave:

Experiência Didática. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais. Pandemia de COVID-19.

Resumo


A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. No âmbito escolar, a mesma possibilita riquíssimas contribuições no processo de ensino e aprendizagem, porém há diversos aspectos que pode impedir o professor de desenvolver seu trabalho vinculado às ferramentas digitais, seja pela falta de infraestrutura ou pela falta de domínio tecnológico. No atual contexto, enfrentando uma pandemia de COVID-19, grande parte dos setores se encontra em distanciamento social e como medida de prevenção as aulas presenciais estão suspensas por tempo indeterminado. A partir desta suspensão, a tecnologia foi uma das – únicas - alternativas encontradas para continuar as atividades pedagógicas visando o menor impacto no processo de desenvolvimento dos alunos. Mas, a partir da adesão das ferramentas tecnológicas, foi possível perceber que a as adaptações necessárias para desenvolver um bom trabalho utilizando-as, seria um grande desafio para os professores. Portanto, o presente estudo buscou destacar as tecnologias nas práticas docentes e descrever uma pesquisa realizada com professores do ensino fundamental I, sendo 05 (cinco) professores de rede privada e 05 (cinco) professores de rede pública do município de Araputanga - MT, com o objetivo de analisar os relatos de experiência desses professores diante do atendimento aos alunos neste período pandêmico.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf >. Acesso em: 02 de junho de 2020.

BEHRENS, Marilda Aparecida. MORAU, José Manuel. MASSETO, Marcos. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

BETTS, Davi Nelson. Novos paradigmas para a educação. Revista do Cogeime, v.13, 1998.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice. Hall, 2007.

CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica?. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, nº 4. 2015.

DINIZ, Sirley Nogueira de Faria. O uso das novas tecnologias em sala de aula. 2011. 186 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis-SC. 2011

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. (13ªed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI 2001 - GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Educação: novos caminhos em um novo milênio. 2. ed. João Pessoa, editora: autor associado, 2001.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MENEZES, Luis Carlos de. Ensinar com a ajuda da tecnologia. In.: Nova Escola. São Paulo, Ano XXV, Nº 235, set. 2010, p. 122.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual: discursiva. Editora Unijuí, 2007.

MORAN, J. M, MASETTO, T. M, BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MOREIRA, J. A.; TRINDADE, S. D.; O WhatsApp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicartivos. In. PORTO, C.; OLIVEIRA, K. E.; CHAGAS, A. (Org.). WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017.

PERAYA, D. O ciberespaço: um dispositivo de comunicação e de formação midiatizada. In: ALAVA, S. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002.

GÓMEZ, Angel Pérez I. Educação na era digital: a escola educativa. Traduzido por Marisa Guedes. Revisão técnica: Bartira Costa Neves. Porto Alegre: Penso, 2015.

PORTO, Cristiane; Oliveira Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre; organizadores. Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador : Ilhéus : EDUFBA; EDITUS, 2017.

SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SAVIANE, Dermeval. Pedagogia histórica-crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SILVA, Mozart Linhares da (Org.). Novas Tecnologias: Educação e Sociedade na era da informação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SANTOS, Vanice dos. Ágora Digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

SPINK, Peter Kevin. Pesquisa de campo em psicologia social: uma perspectiva pós-construcionista. [S.I.]: Psicol. Soc. 2003.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Inclusão Digital: novas perspectivas para a informática educativa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Como Citar

OLIVEIRA DOS REIS, G. A. ADAPTAÇÃO DIGITAL EM PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO DE ARAPUTANGA-MT. Temas &amp; Matizes, [S. l.], v. 14, n. 25, p. 141–158, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25860. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas