ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Autores

  • Simone Burioli Ivashita Universidade Estadual de Londrina - UEL https://orcid.org/0000-0002-8766-8331
  • Rodrigo Cavalarini Faustino Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Muriel Luvison Nunes da Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL

Palavras-chave:

Ensino Remoto. Formação de Professores. Pandemia.

Resumo


Este estudo apresenta reflexões acerca do ensino remoto que foi a maneira encontrada para a retomada das atividades letivas diante da pandemia da Covid-19. O objetivo é compreender o que sentem e sob quais condições os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina retomaram os estudos neste cenário. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com a aplicação de um questionário semiestruturado para a coleta das informações sobre como os alunos estão lidando com esta condição das aulas no espaço doméstico. Dos 121 respondentes 80% estão na faixa etária entre 18 e 28 anos, elas dividem a casa com duas ou mais pessoas e 40% delas trabalham. O sentimento em relação à formação acadêmica neste cenário de ensino remoto é de insegurança, ansiedade, frustração e exaustão. As dificuldades giram em torno de encontrar um espaço adequado para realizar os estudos, o acesso à internet e/ou ao computador, a sobrecarga de atividades relacionadas às diversas disciplinas e as questões de cunho psicológico, 52% delas relatam dificuldades com a concentração. Quando perguntadas da possibilidade de não retornar neste momento e nestas condições, cerca de 76,9% delas responderam não ou talvez, indicando uma insatisfação com o ensino remoto.

Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação, professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

BRASIL. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376> Acesso em 06 de setembro de 2020.

FAVARO, Marta Regina Gimenez; ABBUD, Maria Luiza Macedo. Organização curricular do curso de Pedagogia - 50 anos de história. In: ABBUD, Maria Luiza Macedo et al (Orgs.) 50 anos da Pedagogia: da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina à Universidade Estadual de Londrina (1962 a 2012). - Londrina: UEL, 2012.

LIVORATTI, Pedro. UEL aprova retomada do calendário de graduação com atividades remotas a partir de 29 de junho. Agência UEL. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em:< http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&FWS_Ano_Edicao=1&FWS_N_Edicao=1&FWS_N_Texto=30528&FWS_Cod_Categoria=2> Acesso em 17 set. 2020

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, 2020. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772> Acesso em 19 de setembro de 2020.

ZANARDI, Reinaldo C. VIRTUEL capacita professores, estudantes e técnicos da universidade. Agência UEL. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em:< http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=30478> Acesso em 19 de setembro de 2020.

ZANARDI, Reinaldo C. UEL lança campanha de arrecadação de tablets para inclusão digital. Agência UEL. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em:< http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=30540#:~:text=Ag%C3%AAncia%20UEL%20de%20Not%C3%ADcias%20%2D%20Universidade%20Estadual%20de%20Londrina&text=A%20Universidade%20Estadual%20de%20Londrina,para%20o%20pr%C3%B3ximo%20dia%2029> Acesso em 27 de setembro de 2020.

Downloads

Publicado

31-05-2021

Como Citar

BURIOLI IVASHITA, S.; CAVALARINI FAUSTINO, R.; LUVISON NUNES DA SILVA, M. ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Temas &amp; Matizes, [S. l.], v. 14, n. 25, p. 70–83, 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/25950. Acesso em: 27 nov. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas