ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.25950Palabras clave:
Ensino Remoto. Formação de Professores. Pandemia.Resumen
Este estudo apresenta reflexões acerca do ensino remoto que foi a maneira encontrada para a retomada das atividades letivas diante da pandemia da Covid-19. O objetivo é compreender o que sentem e sob quais condições os alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina retomaram os estudos neste cenário. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com a aplicação de um questionário semiestruturado para a coleta das informações sobre como os alunos estão lidando com esta condição das aulas no espaço doméstico. Dos 121 respondentes 80% estão na faixa etária entre 18 e 28 anos, elas dividem a casa com duas ou mais pessoas e 40% delas trabalham. O sentimento em relação à formação acadêmica neste cenário de ensino remoto é de insegurança, ansiedade, frustração e exaustão. As dificuldades giram em torno de encontrar um espaço adequado para realizar os estudos, o acesso à internet e/ou ao computador, a sobrecarga de atividades relacionadas às diversas disciplinas e as questões de cunho psicológico, 52% delas relatam dificuldades com a concentração. Quando perguntadas da possibilidade de não retornar neste momento e nestas condições, cerca de 76,9% delas responderam não ou talvez, indicando uma insatisfação com o ensino remoto.
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