OS SABERES DOCENTES E A EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26463
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Química. Formação Continuada de Professores. Pandemia. Covid-19.

Resumo

Os saberes docentes, imprescindíveis na atuação dos professores da educação básica e ensino superior, são apresentados neste manuscrito amparados principalmente por autores como Clermont Gauthier, Maurice Tardif, Lee Shulman e Selma Pimenta. Tais referenciais colaboram com nossa reflexão sobre a possibilidade de aproximação entre o processo formativo de professores e futuros professores com ações de extensão, ampliando as experiências colaborativas entre os pares. Organizamos as ideias em quatro tópicos: saberes da docência, segundo algumas tipologias; formação inicial e continuada de professores; a extensão na formação de professores; desafios e alternativas da docência e da formação de professores no contexto da pandemia do Covid-19 por meio da extensão - relato de nossa experiência. Nosso principal propósito foi relatar como os integrantes de um projeto de extensão sobre formação inicial e continuada de professores, passaram a desenvolver suas atividades a partir do trabalho remoto, imposto pela pandemia da Covid-19. As adequações implementadas pelo grupo não apresentam grandes inovações, no entanto, soubemos usar as reuniões virtuais em grupo como um espaço fecundo de novas aprendizagens, destacando a ampliação de saberes docentes, como forma de superação. Defendemos a ideia de que a extensão é um grande aliado tanto no processo de formação inicial, como continuada de professores.

Biografia do Autor

Silvia Zamberlan Costa Beber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduação em Química Licenciatura - Unicruz (2002);

Mestrado em Educação - UPF (2006);

Doutorado em Educação em Ciências - UFRGS (2018).

Taís Viviane Hanauer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduada em Tecnologia em Biotecnologia - UFPR (2017);

Graduanda em Química Licenciatura (Unioeste) (em andamento).

Diellen Soares Chesca, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduanda do Curso de Química Licenciatura - Unioeste (em andamento).

Caroline Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste

Graduação em Química Bacharelado pela Unioeste (2010); Mestrado em Engenharia Química pela Unioeste (2014); Doutorado em Engenharia Química pela Unioeste (2018). 

Referências

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Publicado

31-05-2021

Como Citar

COSTA BEBER, S. Z.; HANAUER, T. V.; CHESCA, D. S.; RIBEIRO, C. OS SABERES DOCENTES E A EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 14, n. 25, p. 119–140, 2021. DOI: 10.48075/rtm.v14i25.26463. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26463. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas