OS SABERES DOCENTES E A EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26463Palabras clave:
Formação Inicial de Professores de Química. Formação Continuada de Professores. Pandemia. Covid-19.Resumen
Os saberes docentes, imprescindíveis na atuação dos professores da educação básica e ensino superior, são apresentados neste manuscrito amparados principalmente por autores como Clermont Gauthier, Maurice Tardif, Lee Shulman e Selma Pimenta. Tais referenciais colaboram com nossa reflexão sobre a possibilidade de aproximação entre o processo formativo de professores e futuros professores com ações de extensão, ampliando as experiências colaborativas entre os pares. Organizamos as ideias em quatro tópicos: saberes da docência, segundo algumas tipologias; formação inicial e continuada de professores; a extensão na formação de professores; desafios e alternativas da docência e da formação de professores no contexto da pandemia do Covid-19 por meio da extensão - relato de nossa experiência. Nosso principal propósito foi relatar como os integrantes de um projeto de extensão sobre formação inicial e continuada de professores, passaram a desenvolver suas atividades a partir do trabalho remoto, imposto pela pandemia da Covid-19. As adequações implementadas pelo grupo não apresentam grandes inovações, no entanto, soubemos usar as reuniões virtuais em grupo como um espaço fecundo de novas aprendizagens, destacando a ampliação de saberes docentes, como forma de superação. Defendemos a ideia de que a extensão é um grande aliado tanto no processo de formação inicial, como continuada de professores.Citas
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