Ensino médio integrado no Instituto Federal de São Paulo: rumo à formação humana integral?

towards human integral development?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30458

Palavras-chave:

Ensino médio integrado; Educação profissional; Formação humana integral; Acordo de cooperação SEE-SP e IFSP.

Resumo

O presente artigo tem como base a pesquisa de Brazorotto (2014) que investigou a implementação do ensino médio integrado (EMI) implementado no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) por meio de um Acordo de Cooperação firmado entre o IFSP e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) no ano de 2011. Os resultados da  referida pesquisa apontaram a distância entre  a efetiva integração entre o ensino médio regular e a formação profissional técnica, indicando a permanência do dualismo existente na educação brasileira, que separa a educação propedêutica da profissional. Adicionalmente e a partir de tais resultados, o artigo reflete sobre as iniciativas institucionais que se seguiram ao término da parceria, no ano de 2015 em apoio à construção de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) elaborados pelos próprios pelos professores e técnico-administrativos nos campi do IFSP. A hipótese que orientou essa análise é de que o processo de reorganização institucional para elaboração dos PPCs de EMI pelo próprio IFSP pudesse oferecer melhores condições para se erigir cursos de EMI pautados na formação humana integral, de forma  a superar a educação profissional voltada exclusivamente para atender à demanda imediata do mercado de trabalho.

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Publicado

27-06-2023

Como Citar

BRAZOROTTO, C. . M.; SOARES, M. . S.; ABREU, C. B. de M. Ensino médio integrado no Instituto Federal de São Paulo: rumo à formação humana integral? towards human integral development?. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 28, p. 1–27, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.30458. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30458. Acesso em: 11 maio. 2024.

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