Relato de experiências com o uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30859

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Ensino Remoto; Novas Tecnologias.

Resumo

 

RESUMO: É sabido que as metodologias ativas oportunizam que os alunos sejam sujeitos ativos de seu processo de construção de conhecimentos, trabalhem em equipe, usem tecnologias digitais e se auto avaliem durante o processo e que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos estudantes, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso delas. A reflexão acerca desses fatos deu origem ao tema proposto para este projeto de pesquisa, qual seja: o uso de metodologias ativas e das novas tecnologias no ensino remoto emergencial. A presente pesquisa trata-se, portanto, de uma investigação exploratória e descritiva, com abordagem basicamente qualitativa, permitindo uma investigação da prática pedagógica e das experiências de dois professores de Língua Portuguesa (um deles da rede pública e outro da rede particular de ensino) durante o ensino remoto emergencial, ocorrido nos dois últimos anos, acerca do uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial, mediadas pelas novas tecnologias. Posteriormente, à coleta de dados, procedeu-se a análise do conteúdo, no intuito de evidenciar os porquês das vantagens e/ou dificuldades quanto ao uso das metodologias ativas mediadas pelas novas tecnologias durante o ensino remoto emergencial.

 

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Publicado

27-06-2023

Como Citar

BORGES, P. F. B. Relato de experiências com o uso de metodologias ativas no ensino remoto emergencial. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 28, p. 28–45, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.30859. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30859. Acesso em: 11 maio. 2024.

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Edição de Fluxo Contínuo