Saúde planetária na práxis do cuidado: uma experiência pedagógica no Ensino Superior

A PEDAGOGICAL EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30891

Palavras-chave:

Saúde Ambiental; Prática Pedagógica; Metodologias Ativas.

Resumo

Nos muitos anos que decorrem da evolução dos seres humanos até hoje, o Antropoceno, muitas foram as agressões ao planeta. O homem, na sua gênese, transforma o meio à sua vontade, no sentido de dominar, controlar e possuir, de forma egoísta, tudo aquilo que está ao seu alcance. A tecnologia proporcionou uma falsa ideia de poder ainda maior, inclusive uma falsa despreocupação com o futuro do planeta, de que esse não sucumbiria ao ritmo acelerado de degradação, de que as novas invenções poderiam solucionar déficits naturais provocados pelo homem. A pandemia por COVID-19 reascendeu a preocupação com o futuro do nosso planeta, cientistas de todo o mundo conclamam para reflexão sobre a proteção do ecossistema. De tal modo, o presente trabalho relata a experiência pedagógica de componente curricular em Saúde Planetária, ministrado em um curso de Enfermagem, com vistas a instigar instituições e docentes acerca da temática e a sua importância no contexto dos cursos da área de saúde. A disciplina, elaborada como Tópicos Especiais, previstos no Projeto Pedagógico enquanto componente inovador e atual, envolveu a utilização de metodologias ativas com foco no desenvolvimento da consciência crítica, além do desenvolvimento maker no que concerne a elaboração e efetivação de projetos aplicativos com potencial de mudança de hábitos que podem ser disseminados na comunidade, possibilitando transformações necessárias para que o futuro seja realmente tangível.  

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Publicado

05-07-2023

Como Citar

CABRAL, S. A. A. de O.; DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO , D. P.; UCHÔA, S. A. de O. Saúde planetária na práxis do cuidado: uma experiência pedagógica no Ensino Superior: A PEDAGOGICAL EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 28, p. 166–185, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.30891. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30891. Acesso em: 11 maio. 2024.

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Edição de Fluxo Contínuo