Territórios educacionais distintos: Ponderamentos sobre a escola dualista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i28.30994

Palavras-chave:

Escola Dualista; Educadores; Estado.

Resumo

Este artigo tem como foco as questões educacionais presentes na escola pública contemporânea. Essa compreensão, por sua vez, tem grande potencial na instrumentalização dos educadores na luta e resistência aos modelos de dominação implantados. Diante dessas considerações, este artigo tem como objetivo discutir a problemática da escola dualista com bases nos postulados teóricos de Baudelot e Establet (1975). Esses autores denunciam a existência de uma escola dualista, dividida em duas ideologias advindas da concepção burguesa de mundo para manter as distintas classes sociais. Para transcender essa estruturação, é necessário, conforme aponta Gramsci (1937), que haja a libertação das amarras da ideologia burguesa dominante, a qual só ocorrerá mediante a desconstrução da visão vigente de sociedade. Nessa mesma linha de pensamento, as reflexões de Saviani (2002) nos ajudam a perceber a interferência dos elementos historicamente construídos na realidade educativa atual. De cunho qualitativo, este trabalho enfatiza a necessidade de uma formação cultural capaz de elevar a consciência humana em um nível holístico e coletivo que produza comportamentos desvinculados da submissão ao capitalismo opressor e seletivo.

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Publicado

27-06-2023

Como Citar

FURLAN, G.; BARROS, E. P.; CARDIN, E. G. Territórios educacionais distintos: Ponderamentos sobre a escola dualista. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 28, p. 67–81, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i28.30994. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30994. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

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Edição de Fluxo Contínuo