Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31195

Palavras-chave:

Formação de educadores; EJA; Ciências.

Resumo

A presente pesquisa objetiva discutir sobre as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos pressupostos Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e às práticas de educadores da área das Ciências da Natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa participante de cunho qualitativo, no contexto de um processo formativo desenvolvido com educadores da área de Ciências da Natureza que atuam na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública no município de Caçapava do Sul, em uma época pandêmica, a partir da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos. Neste, emergiu um Estudo da Realidade que resultou na construção de planejamentos estruturados a partir da questão emergente do mesmo: Como promover a geração de empregos e melhorias na saúde pública do município de Caçapava do Sul? As unidades temáticas discutidas nas aulas compreendem: Saúde e Pandemia, Pontos Turísticos, Geoparque e Mineração. A análise ocorreu a partir da Análise Textual Discursiva, por meio de categorias emergentes ao processo formativo desenvolvido e sinalizou pontos convergentes entre os pressupostos teóricos Freire-CTS-Andragogia, criando caminhos para uma reorganização curricular e uma nova e emergente práxis para a educação de jovens e adultos. Ainda, discute-se os desafios propostos no que tange os planejamentos e as adaptações necessárias e urgentes em meio a pandemia e a especificidade da formação inicial e permanente dos educadores.

 

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

RIBEIRO, R. D. da R.; MUENCHEN , C. Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 672–696, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31195. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31195. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê