Lei de Hooke: laboratório rotacional na formação inicial docente

Autores

  • Otávio Floriano Paulino Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31497

Palavras-chave:

Plataforma PhET; Massas e Molas; Rigidez.

Resumo

O laboratório rotacional é um modelo de ensino híbrido em que a rotação acontece entre um ambiente presencial e outro online, configurando-se como uma metodologia ativa de aprendizagem. Prevendo a multiplicação de saberes, foi proposta uma intervenção na formação inicial docente através do ensino híbrido, de forma que o conteúdo abordado foi a lei de Hooke. De forma prática, no laboratório de ensino de Física, foi discutido o conteúdo e suas aplicações a massas e molas, e de forma online, foram experimentadas diversas simulações da plataforma PhET no laboratório de informática. Os resultados mostram que os futuros docentes compreenderam a deformação de uma mola como inversamente proporcional à rigidez desta mola, bem como a associação de molas e resolução de problemas que estejam relacionados a lei de Hooke. A atividade em modelo híbrido de ensino permitiu entender as simulações como motivadoras de aprendizagem e que o laboratório rotacional aproxima teoria e prática de forma interativa.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

FLORIANO PAULINO, O.; GOMES OLIVEIRA, E. A. Lei de Hooke: laboratório rotacional na formação inicial docente. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 724–736, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31497. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31497. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê