Educação e chatbots: aprendência e movimentos rizomáticos em tempos de Web 4.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31699

Palavras-chave:

Inteligência Artificial; ChatGPT; Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem como tema o uso de chatbots nos processos de aprendência e busca responder à seguinte pergunta: a partir de pesquisas já publicadas, que experiências pedagógicas podem ser propostas de modo a agregar positivamente os chatbots à realidade escolar, levando os aprendentes a utilizarem de forma construtiva a inteligência artificial em seu aprendizado? Pautando-se nos estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, além de Hugo Assmann e outros teóricos, objetiva-se, nessa pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, de natureza básica, refletir sobre a produção rizomática do conhecimento frente aos avanços de inteligências coletivas que envolvem a interação entre seres humanos e inteligência artificial. Como resultado, apresenta-se uma proposta de como integrar o ChatGPT ao ensino do gênero resumo acadêmico a estudantes do ensino superior, componente curricular de Língua Portuguesa, traçando linhas de como o docente pode inserir a IA no cotidiano escolar e caminhar cada vez mais para interações transdisciplinares, transversais.

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Publicado

19-10-2023

Como Citar

CAVALCANTE, H. M. Educação e chatbots: aprendência e movimentos rizomáticos em tempos de Web 4.0. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 59–77, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31699. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31699. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Memórias, coexistencias e cocriações como cartografias do pensamento