Interfaces entre Memória e História da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31809

Palavras-chave:

História da Educação; História; Memória

Resumo

O presente artigo discorre sobre as relações entre memória e história da educação, a partir das contribuições de Le Goff (2013), Nora (1993) Halbwachs (2003) e Ricoeur (2007) entrelaçando os elementos entre a história da educação, memória e esquecimento. Discute as possibilidades e desafios, na operação historiográfica, entre a memória e o campo educacional. A pesquisa acerca do tema vem abrindo caminhos para novas investigações, contribuindo para as pesquisas da História da Educação, enquanto disciplina científica. Para a compreensão da história da educação elegemos a importância da memória e de arquivos e fontes históricas. Abarcar a memória como objeto norteador da pesquisa historiográfica torna o trabalho do historiador da educação fundamentado socialmente. As fontes e arquivos históricos são essenciais para o exercício do historiador, ferramentas de grande relevância na investigação histórica. É relevante que a sociedade compreenda, conheça e preserve sua memória educacional, como um compromisso diária de preservação, onde pesquisadores e agentes escolares devem garantir a manutenção e cuidado com as fontes.

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Publicado

19-10-2023

Como Citar

SILVA, J. C. da. Interfaces entre Memória e História da Educação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 29, p. 78–95, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.31809. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31809. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Memórias, coexistencias e cocriações como cartografias do pensamento