Interfaces entre Memória e História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.31809Palavras-chave:
História da Educação; História; MemóriaResumo
O presente artigo discorre sobre as relações entre memória e história da educação, a partir das contribuições de Le Goff (2013), Nora (1993) Halbwachs (2003) e Ricoeur (2007) entrelaçando os elementos entre a história da educação, memória e esquecimento. Discute as possibilidades e desafios, na operação historiográfica, entre a memória e o campo educacional. A pesquisa acerca do tema vem abrindo caminhos para novas investigações, contribuindo para as pesquisas da História da Educação, enquanto disciplina científica. Para a compreensão da história da educação elegemos a importância da memória e de arquivos e fontes históricas. Abarcar a memória como objeto norteador da pesquisa historiográfica torna o trabalho do historiador da educação fundamentado socialmente. As fontes e arquivos históricos são essenciais para o exercício do historiador, ferramentas de grande relevância na investigação histórica. É relevante que a sociedade compreenda, conheça e preserve sua memória educacional, como um compromisso diária de preservação, onde pesquisadores e agentes escolares devem garantir a manutenção e cuidado com as fontes.
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