Sequências de ensino investigativas para o desenvolvimento da alfabetização científica: implicações para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31919

Palavras-chave:

Alfabetização científica; Ensino por Investigação; Sequências de Ensino Investigativas.

Resumo

Compreendendo que a formação de professores desempenha um papel crucial no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, este trabalho teve como objetivo reconhecer os impactos, desafios e potencialidades das Sequências de Ensino Investigativas na formação de professores de Ciências. Para isso, realizou-se uma análise dos últimos dez anos de publicações na área (2013 a 2022), seguindo as orientações metodológicas de Biembengut para um Mapeamento na Pesquisa Educacional e de Bardin para uma Análise de Conteúdo. De maneira geral, as pesquisas mapeadas apontam que a formação de professores é importante no desenvolvimento de profissionais para atuarem de maneira investigativa no contexto educacional. Entretanto, ainda é comum encontrar cursos que se baseiam predominantemente na racionalidade técnica, deixando pouco espaço para a elaboração de atividades que promovam uma aprendizagem que possua significado para os estudantes. É imperativo, portanto, reformular estes cursos, proporcionando aos professores em formação a oportunidade de refletirem sobre suas práticas, desenvolverem propostas didáticas inovadoras e incorporarem abordagens pedagógicas investigativas em sala de aula.

Biografia do Autor

Alex Antunes Mendes, Universidade Federal do Rio Grande

Alex Antunes Mendes é mestra em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas – Visconde da Graça (IFSul/CaVG) e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Celiane Costa Machado , Universidade Federal do Rio Grande

Celiane Costa Machado é doutora em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

ANTUNES MENDES, A.; COSTA MACHADO , C. Sequências de ensino investigativas para o desenvolvimento da alfabetização científica: implicações para a formação de professores. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 603–628, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.31919. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/31919. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê