Desafios encontrados pelos licenciandos em Ciências Biológicas na aplicação de atividades de investigação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.32003

Palavras-chave:

Ensino por Investigação; Formação docente; Educação Científica.

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar os desafios encontrados pelos licenciandos ao implementarem atividades investigativas em sala de aula com estudantes do Ensino Médio no componente curricular de Biologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, no qual os participantes foram licenciandos de um curso de Ciências Biológicas de uma Universidade pública do Paraná. Os dados foram obtidos no momento em que os estudantes aplicaram atividades de investigação a alunos do Ensino Médio na disciplina de Biologia. Para análise dos dados foi observada a maneira como os licenciandos articularam os elementos investigativos no decorrer da atividade. Os resultados mostraram que foi possível observar pontos positivos na intervenção dos licenciandos como o incentivo à investigação, a organização do trabalho em grupo possibilitando o desenvolvimento da argumentação. Porém houve dificuldades na execução das atividades quanto à presença dos elementos investigativos como a proposição do problema, o confronto de hipóteses, a percepção de evidências, registro de dados, elaboração da conclusão e perspectivas de estágios futuros à investigação.

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Publicado

13-03-2024

Como Citar

ZOMPERO, A.; KLEIN, T. A. S.; PASSOS, A. Q.; RODRIGUES TEIXEIRA, I.; RIBEIRO DA SILVA, R. A. Desafios encontrados pelos licenciandos em Ciências Biológicas na aplicação de atividades de investigação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 933–954, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i31.32003. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32003. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê