Na fronteira entre o encantamento e o estranhamento: Caminhos trilhados no ensino médio integrado ao técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32033

Palavras-chave:

Fronteira; Ensino Médio integrado ao Técnico; Identidade.

Resumo

Este texto é um relato de experiência que apresenta o percurso de professores de Português/Espanhol e de Sociologia, no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Ponta Porã, especificamente na fronteira do Brasil com o Paraguai. Para isso, são tecidas considerações a respeito da fronteira como espaço de encontro entre culturas e línguas, o que torna, muitas vezes, um espaço de tensão e disseminação de preconceitos. Logo, há a necessidade de uma educação do entorno para a interculturalidade, de modo que a escola seja um espaço para a problematização sobre as diferenças, o que, em complementariedade, fortaleceria também as causas daqueles que estão à margem. Em razão desse posicionamento, são relatadas experiências com atividades de ensino, pesquisa e extensão com vistas a romper com estigmas e ver na diversidade da fronteira uma possibilidade de reflexão e formação de sujeitos posicionados criticamente sobre o entorno que os cerca, priorizando um diálogo respeitoso e bem formado no tenso encontro com as diferenças. O percurso trilhado é também formador dos professores que, pelo deslocamento geográfico que fazem, veem a necessidade de reconhecer as vicissitudes do espaço fronteiriço onde atuam.

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Publicado

26-01-2024

Como Citar

CASTANHO, E. G.; VIVIANI, F. C. Na fronteira entre o encantamento e o estranhamento: Caminhos trilhados no ensino médio integrado ao técnico. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 270–288, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32033. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32033. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fronteiras, educação e línguas: políticas e fenômenos linguísticos