Sala de aula invertida no ensino de ciências: uma análise do engajamento dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.32116

Palavras-chave:

Metodologia ativa; Protagonismo; Autonomia.

Resumo

Sala de aula invertida (SAI) é uma metodologia ativa que apresenta aspectos próprios de sua constituição, como por exemplo, o estudo prévio do conteúdo indicado pelo professor, o qual é desenvolvido pelos estudantes em casa, para posterior aprofundamento dos estudos em sala de aula. Essa dinâmica depende em grande medida do engajamento e da autonomia dos estudantes na realização do estudo prévio fora do ambiente escolar, caso contrário a metodologia perde o sentido. Diante disso, esse trabalho tem como intuito investigar como o engajamento é apresentado nos trabalhos desenvolvidos sobre a metodologia SAI na área de Ensino de Ciências. Para isso, realizamos uma pesquisa em 25 artigos da área de Ciências da Natureza, publicados no portal CAPES. Os resultados desse estudo apontam que o engajamento e o protagonismo do estudante nem sempre são efetivos durante o desenvolvimento da SAI, mas que inverter a dinâmica da sala e das atividades, pode contribuir para uma maior e melhor participação dos estudantes quando o professor apresenta um novo conteúdo.

Biografia do Autor

Marcia Borin da Cunha , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Marcia Borin da Cunha (marcia.cunha@unioeste.br)

Professora do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática -Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil

https://orcid.org/0000-0002-3953-5198

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

MARQUES, G. de Q.; OMACHI, N. A.; NASCIMENTO, J. E.; RITTER, O. M.; ALEXANDRE, S.; CUNHA , M. B. da. Sala de aula invertida no ensino de ciências: uma análise do engajamento dos estudantes. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 34, p. 445–471, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v19i35.32116. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32116. Acesso em: 16 dez. 2025.

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Edição de Fluxo Contínuo