Estado da arte da pesquisa sobre formação de professores no Brasil: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2019 nas edições nacionais da ANPEd

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v17i29.32214

Palavras-chave:

Formação de professores; Trabalho docente; ANPEd.

Resumo

Esta pesquisa pretende apresentar o mapeamento dos artigos relacionados à temática da Formação de Professores apresentados e publicados nas edições de 2000 a 2019 nas Reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). No levantamento de dados, realizado nos documentos das reuniões anuais e disponíveis no site da ANPEd, foram identificados 501 trabalhos que tratam especificamente da temática Formação de Professores. As pesquisas foram divididas em seis categorias: 1) Concepções de Docência e de Formação de Professores, 2) Políticas Públicas e Currículo, 3) Formação Inicial de Professores, 4) Formação Continuada de Professores, 5) Trabalho Docente, e 6) Identidade e Profissionalização Docente. Os resultados evidenciam que as categoriais mais discutidas pelos artigos selecionados nos eventos ANPEd no período de 2000 e 2019 foram: Concepções de Docência (23,95%), Identidade e Profissionalização Docente (17,36%) e Trabalho Docente (14,37%). Concluiu-se que os estudos do tipo estado da arte fornecem uma visão geral do que vem sendo investigado na área de Educação e, ao mesmo tempo, nos permite identificar possíveis lacunas ainda existentes.

Biografia do Autor

Alexandre Shigunov Neto, IFSP - Itapetininga

Administrador. Mestre em Educação. Doutor em Educação pela Unicamp. Coordenador de Pesquisa, Inovação  e Pós-Graduação do IFSP Itapetininga

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga, Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

SHIGUNOV NETO, A.; YAEGASHI, S. F. R.; GLATZ, E. T. M. de M. Estado da arte da pesquisa sobre formação de professores no Brasil: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2019 nas edições nacionais da ANPEd. Temas & Matizes, [S. l.], v. 17, n. 31, p. 253–288, 2024. DOI: 10.48075/rtm.v17i29.32214. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32214. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação de professores e as atividades investigativas na Educação em Ciê