Possibilidade de implementação da abordagem temática no Ensino Médio: o estudo da realidade na perspectiva de uma comunidade escolar
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.32329Palavras-chave:
Temas Geradores; Contexto Educacional; Dialogicidade.Resumo
Atualmente, diferentes abordagens metodológicas estão orientadas pela consolidação das perspectivas críticas e construtivistas no debate educacional. Em que pesem as dificuldades de sua penetração na estrutura curricular tradicional, a “modelagem matemática” ou o “ensino por investigação” são exemplos dessas propostas, no campo da educação matemática e ensino de ciências. Este trabalho, porém, destaca a “Abordagem Temática” a fim de desenvolver um estudo da realidade com duas turmas de um primeiro ano de Ensino Médio, em um Colégio Estadual localizado em uma cidade no interior do Estado do Paraná. O manuscrito tem por objetivo apresentar os resultados desta ação didática e sua avaliação, que se materializa mediante questionários respondidos por estudantes, professores e equipe pedagógica. Recorrendo à abordagem metodológica da Análise Textual Discursiva para estudo das respostas, foi possível identificar possíveis Temas Geradores que remetem à realidade na qual a comunidade escolar estava inserida, evidenciando características das relações interpessoais na escola e na comunidade. Também foram identificadas informações sobre a estrutura física dos ambientes, seus problemas, defeitos e qualidades; e destacados os potenciais pedagógicos de alguns tópicos e sugestões de como trabalhá-los interdisciplinarmente.
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