Humanização e ética na profissão docente: tecituras na perspectiva de Baptista, Freire e Lévinas
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.32987Palavras-chave:
Humanização; Ética; Profissão Docente.Resumo
O processo de formação pessoal, social e profissional se dá ao longo da vida. Neste sentido, é fundamental que no espaço educacional possamos promover vivências e experiências autoformativas para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre a prática da ética nas relações humanas, na profissão docente e na construção destes olhares nos espaços de humanização dos sujeitos. Para tanto, o artigo objetiva dialogar sobre a humanização e a ética na profissão docente, a partir da tecitura das perspectivas teóricas de Baptista (2005; 2011; 2012), Freire (1967; 1979; 1987; 1996; 2000; 2002; 2005) e Lévinas (1993; 2003; 2007). Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia em um estudo bibliográfico através da interpretação das obras dos autores mencionados, analisando como podemos ser éticos em nossas atitudes intrapessoais e interpessoais, e como é possível promover ações pedagógicas que oportunizem processos dialógicos e autoformativos. Os resultados apontam que a ética na profissão docente, com base na reflexão crítica, diálogo empático e cuidado com o outro, se configura como um processo de constante humanização.
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