Humanização e ética na profissão docente: tecituras na perspectiva de Baptista, Freire e Lévinas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.32987

Palavras-chave:

Humanização; Ética; Profissão Docente.

Resumo

O processo de formação pessoal, social e profissional se dá ao longo da vida. Neste sentido, é fundamental que no espaço educacional possamos promover vivências e experiências autoformativas para o desenvolvimento da reflexão crítica sobre a prática da ética nas relações humanas, na profissão docente e na construção destes olhares nos espaços de humanização dos sujeitos. Para tanto, o artigo objetiva dialogar sobre a humanização e a ética na profissão docente, a partir da tecitura das perspectivas teóricas de Baptista (2005; 2011; 2012), Freire (1967; 1979; 1987; 1996; 2000; 2002; 2005) e Lévinas (1993; 2003; 2007). Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia em um estudo bibliográfico através da interpretação das obras dos autores mencionados, analisando como podemos ser éticos em nossas atitudes intrapessoais e interpessoais, e como é possível promover ações pedagógicas que oportunizem processos dialógicos e autoformativos. Os resultados apontam que a ética na profissão docente, com base na reflexão crítica, diálogo empático e cuidado com o outro, se configura como um processo de constante humanização.

Referências

BAPTISTA, I. Dar Rosto ao Futuro – A educação como compromisso ético. Porto: Profedições, 2005.

______. Ética e Educação Social: interpelações de contemporaneidade. Pedagogia Social: Revista Interuniversitaria, Sevilha, n. 19, p. 37-49, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1350/135025474003.pdf. Acesso em: 07 ago. 2023.

_______. Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Ministério da Educação (1-58), Cadernos do CCAP – 3, Lisboa, 2011. Disponível em: https://edufor.pt/doc/Caderno-CCAP-3-ADD-Etica.pdf.Acesso em: 07 ago. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

_______. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, nº 9, outubro, 1969, p. 123-132.

_______. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

_______. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

_______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

_______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

_______. Educação como prática da liberdade. 9. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

LÉVINAS, E. Entre nós. Ensaios sobre a alteridade. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

_______. Humanismo do outro homem. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993

_______. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.

LOPES, M. I. V. de. Reflexividade epistêmica na pesquisa empírica em Comunicação. Conexão pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente. Tradução. São Paulo: ECA-USP, 2018. Disponível em: https://www.eca.usp.br/sites/default/files/2021-05/conexao_pos_e_book.pdf. Acesso em: 07 set. 2023.

MINAYO, C. de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

RUIZ. C. B. E. L. Alteridade & Alteridades – questões da Modernidade e a Modernidade em questão. In: SOUZA, R. T. de; FARIAS, A. B. de;

FABRI, (Org.). Alteridade e ética: obra comemorativa dos 100 anos de nascimento de Emannuel Lévinas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

Downloads

Publicado

14-04-2025

Como Citar

CONTO, J. C. V. D.; GOULART, M. R. Humanização e ética na profissão docente: tecituras na perspectiva de Baptista, Freire e Lévinas. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 517–532, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.32987. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/32987. Acesso em: 30 abr. 2025.