Comunicação não violenta no mercado editorial brasileiro: implicações ao campo educacional
IMPLICATIONS FOR THE EDUCATIONAL FIELD
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33314Palavras-chave:
Comunicação não violenta; Ambiente educacional; Relações cotidianas.Resumo
O trabalho apresenta uma análise crítica acerca do conteúdo da síntese dos livros mais vendidos no mercado editorial brasileiro, vinculado ao tema da comunicação não violenta. Este estudo emerge de uma problematização a partir da seguinte questão: as obras mais vendidas pelo mercado editorial brasileiro, que tratam do tema da comunicação não violenta, podem contribuir com práticas de mediação de conflitos na escola? Para mais, buscamos compreender que implicações deste conteúdo reverberam no campo educacional, no que tange às relações e mediação de conflitos. O ambiente escolar propicia momentos de construção que envolvem diferentes relações entre os sujeitos, o que significa existir com o outro em constante aprendizado, com possibilidades convergentes e divergentes em vivências éticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, empregando, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O lócus escolhido para realizara pesquisa documental foi o site da Amazon.com, de onde foram selecionadas as três obras mais vendidas e comentadas envolvendo a temática. A produção dos dados deu-se a partir da síntese que consta na descrição das obras no site, analisando quais implicações podem ser geradas a partir do seu conteúdo nas relações e na mediação de conflitos na escola. Destaca-se que, em geral, as obras dão ênfase ao viés da psicologia humanista e/ou comportamental, possuindo poucas interlocuções com o contexto educacional escolar.
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