Comunicação não violenta no mercado editorial brasileiro: implicações ao campo educacional

IMPLICATIONS FOR THE EDUCATIONAL FIELD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33314

Palavras-chave:

Comunicação não violenta; Ambiente educacional; Relações cotidianas.

Resumo

O trabalho apresenta uma análise crítica acerca do conteúdo da síntese dos livros mais vendidos no mercado editorial brasileiro, vinculado ao tema da comunicação não violenta. Este estudo emerge de uma problematização a partir da seguinte questão: as obras mais vendidas pelo mercado editorial brasileiro, que tratam do tema da comunicação não violenta, podem contribuir com práticas de mediação de conflitos na escola? Para mais, buscamos compreender que implicações deste conteúdo reverberam no campo educacional, no que tange às relações e mediação de conflitos. O ambiente escolar propicia momentos de construção que envolvem diferentes relações entre os sujeitos, o que significa existir com o outro em constante aprendizado, com possibilidades convergentes e divergentes em vivências éticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, empregando, como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O lócus escolhido para realizara pesquisa documental foi o site da Amazon.com, de onde foram selecionadas as três obras mais vendidas e comentadas envolvendo a temática. A produção dos dados deu-se a partir da síntese que consta na descrição das obras no site, analisando quais implicações podem ser geradas a partir do seu conteúdo nas relações e na mediação de conflitos na escola. Destaca-se que, em geral, as obras dão ênfase ao viés da psicologia humanista e/ou comportamental, possuindo poucas interlocuções com o contexto educacional escolar.

Referências

ASSIS, S. G.; MARRIEL, N. S. M. Reflexões sobre violência e suas manifestações na escola. In: ASSIS, S. G. (org.) Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Ministério da Educação/Editora FIOCRUZ, 2010.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bistream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdF>. Acesso em: 14 set. 2023.

CHRISPINO, Á. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

_______. Pedagogia do oprimido. 58ª ed. rev. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADAMER, H-G. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução: Flávio Paulo Meurer. Revisão da tradução: Ênio Paulo Giachini. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. de. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ª. ed. São Paulo: EPU, 2015.

PELIZZOLI, M. Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV) - reflexões sobre fundamentos e método. In. PELIZZOLI, Marcelo; SAYÃO, Sandro. (orgs.) Diálogo, mediação e justiça restaurativa: cultura de Paz. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

ROSENBERG, M. Vivendo a comunicação não violenta. Tradução de Beatriz Medina. Rio de Janeiro, Sextante, 2019.

SILVA, R. R. da. A EMOÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar sobre a aprendizagem na convivência humana. São Paulo, 2018.

SILVA, A. C. Mediação e(m) educação: discursos e práticas. Revistas Intersaberes. Curitiba, ano 6, n. 12, p.249-265, jul/dez 2011.

Downloads

Publicado

14-04-2025

Como Citar

TEIXEIRA, A. X.; MORAES , E. H. M. B. de; SANTOS, E. dos; SOUZA , F. B. de. Comunicação não violenta no mercado editorial brasileiro: implicações ao campo educacional: IMPLICATIONS FOR THE EDUCATIONAL FIELD. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 139–157, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33314. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33314. Acesso em: 3 maio. 2025.