Discussões sobre flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33490Palavras-chave:
deficiência intelectual;, Inclusão;, Teoria Histórico-Cultural.Resumo
O tema ao qual o presente trabalho se dedicou foi a flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual. Teve-se o objetivo de compreender a que medida a flexibilização curricular pode contribuir para a qualidade da escolarização dessas pessoas. Quanto à metodologia, foi desenvolvida uma revisão integrativa de literatura, por meio de um levantamento de trabalhos publicados nos últimos quatro anos (2020-2023) no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Além disso, foi realizada uma discussão sobre o tema com base nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, abordando a constituição social do desenvolvimento humano. As produções sobre o assunto apontam para a necessidade de trabalhar a flexibilização curricular nas escolas e aprofundar as pesquisas sobre o assunto. Com base na Teoria Histórico-Cultural, entretanto, foi possível inferir que é preciso cautela para que a flexibilização curricular não precarize os trabalhos com os conteúdos, pois este é fator fundamental para a compensação social da pessoa com deficiência intelectual.
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