Discussões sobre flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33490

Palavras-chave:

deficiência intelectual;, Inclusão;, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O tema ao qual o presente trabalho se dedicou foi a flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual. Teve-se o objetivo de compreender a que medida a flexibilização curricular pode contribuir para a qualidade da escolarização dessas pessoas. Quanto à metodologia, foi desenvolvida uma revisão integrativa de literatura, por meio de um levantamento de trabalhos publicados nos últimos quatro anos (2020-2023) no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. Além disso, foi realizada uma discussão sobre o tema com base nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, abordando a constituição social do desenvolvimento humano. As produções sobre o assunto apontam para a necessidade de trabalhar a flexibilização curricular nas escolas e aprofundar as pesquisas sobre o assunto. Com base na Teoria Histórico-Cultural, entretanto, foi possível inferir que é preciso cautela para que a flexibilização curricular não precarize os trabalhos com os conteúdos, pois este é fator fundamental para a compensação social da pessoa com deficiência intelectual.

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Publicado

14-04-2025

Como Citar

SILVA, E. F. da; PERTILE, E. B. Discussões sobre flexibilização curricular para estudantes com deficiência intelectual. Temas & Matizes, [S. l.], v. 18, n. 33, p. 223–246, 2025. DOI: 10.48075/rtm.v18i33.33490. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/33490. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas