O corpo como construção social e as implicações pedagógicas na formação inicial do curso de Licenciatura em Educação do Campo no IFPA de Castanhal (PA)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v18i33.33494Palavras-chave:
Corpo consciente; Construção social; Formação inicial.Resumo
O texto faz um exercício de produção científica a partir de um relato de experiência. A intervenção constou de um Círculo de Formação que tratou da relevância da relação entre corpo e educação, cujo objetivo foi analisar experiências corporais vivenciadas por uma turma de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) de uma Instituição de Ensino Superior no estado do Pará. Para fins de orientação metodológica, o trabalho considerou uma abordagem qualitativa, de acordo com Minayo (2009). Quanto à análise dos dados gerados, foram selecionadas duas categorias: “Eu tenho o corpo ou eu sou o corpo?” e “Corpo consciente pela educação que se faz”, ambas provenientes do uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). O Círculo de Formação foi dividido em cinco momentos interdependentes, e os resultados sugerem um alcance significativo de seus objetivos de maneira pragmática. Pôde-se concluir que por meio do diálogo, foi possível a compreensão de corpo como construção social e de corpos conscientes por parte dos estudantes. Também se verificou que vivências corporais produzem implicações pedagógicas, tais como um tipo de reflexão diferenciada na formação inicial no curso de LEDOC no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Castanhal.
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