Educação rural na lente da Ciência: a escolarização do interior como meio de ocupação do interland paranaense

Autores/as

  • José Carlos dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Regina Ristow Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i20.17611
Agencias de apoyo

Palabras clave:

fronteiras, evolucionismo, imigração.

Resumen

territorialidade do Brasil. Houve uma proximidade única e quase cumplice das matrizes de pensamento emanados da filosofia evolucionista/naturalista veiculada na academia brasileira, de modo especial na Escola de Filosofia de Sao Paulo e as ações de assentamento de imigrantes. Numa perspectiva de relaçao macro e micro historicas sugere-se perceber a materialidade de uma imaginario da ciencia tomando forma na organizaçao da territorialidade no sul do Brasil, focando especificamente o caso do Estado do Parana. Desmembrado da Provincia de Sao Paulo em 1853, sua sede administrativa ficou centralizada em Curitiba. Até final dos anos 40, pouca coisa se sabia dos “confins dos sertoes”. O acesso às fronteiras entre Brasil e Paraguai, onde hoje a demarca o municipio de Foz do Iguaçu, eram acessiveis pela Argentina devido á inexistencia e ou dificuldades de acesso da capital ao seu interior. Medicos, professores e colonos foram individuos e ou grupos sociais fundadores da domesticaçao do interland.

Biografía del autor/a

José Carlos dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em História. Docente da Graduação e Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Marcia Regina Ristow, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação. Docente da Graduação e Pós-Graduaçao da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora de Estágio do Curso de Pedagogia

Publicado

06-09-2017

Cómo citar

DOS SANTOS, J. C.; RISTOW, M. R. Educação rural na lente da Ciência: a escolarização do interior como meio de ocupação do interland paranaense. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 99–111, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i20.17611. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/17611. Acesso em: 18 may. 2025.

Número

Sección

Temas Livres