A profissão docente na educação infantil: uma análise histórica da Constituição de um grupo profissional

Autores

  • Caroline Machado Cortelini Conceição Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão
  • Mariane Bertonceli

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v11i21.18312
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Infantil. Formação de Professores. Profissão Docente.

Resumo

A profissão de professor de educação infantil no Brasil, foi delineada predominantemente, pelas marcas do feminino e da ausência de formação profissional. Diante desse panorama a docência na educação infantil coloca-se como um tema desafiador, tendo em vista que nos deparamos no cotidiano da profissão com os impactos da constituição histórica da profissão e as atuais demandas políticas para a área.  Este artigo discute a profissão docente na educação infantil. Traçamos um breve panorama histórico da carreira docente enfocando a constituição desse grupo profissional e suas especificidades na educação infantil. Apresentamos e analisamos como um grupo de mulheres se constituiu como profissional da educação infantil, bem como destacamos os delineamentos políticos no âmbito municipal, estadual e nacional e apontamos os desafios para a educação infantil. O processo metodológico da investigação contempla a análise documental e a história oral. Toma como contexto de investigação o município de Francisco Beltrão/PR. A pesquisa possibilita vislumbrar a constituição de um grupo profissional, a partir de um contexto específico que, entretanto, permite extrapolações para um universo mais amplo. Na análise realizada é acentuada o improviso e a precariedade como  marcas históricas da educação infantil. Aos cursos de formação de professores impõe-se o desafio de possibilitar uma formação consistente que permita aos novos profissionais  ressignificar a docência na educação infantil a partir do pressuposto da indissociabilidade entre cuidado e educação.

Biografia do Autor

Caroline Machado Cortelini Conceição, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Doutrora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão - Centro de Ciências Humanas.

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Publicado

28-12-2017

Como Citar

MACHADO CORTELINI CONCEIÇÃO, C.; BERTONCELI, M. A profissão docente na educação infantil: uma análise histórica da Constituição de um grupo profissional. Temas & Matizes, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 64–84, 2017. DOI: 10.48075/rtm.v11i21.18312. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/18312. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rumos da Educação Brasileira: A formação de professores em Discussão