A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO NA UNIOESTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26042
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Processos de ensino - aprendizagem, Ensino remoto, Pandemia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo repensar a forma como se efetiva a prática pedagógica diante da necessidade de inserção das tecnologias digitais (TD) para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Retoma ainda a importância da formação dos docentes, desde a formação inicial até a formação continuada, visando profissionais aptos a aprenderem e transmitirem conhecimentos na mesma medida em que eles se renovam na sociedade contemporânea, imersa nas TD. E, por fim, entender como se encaixa neste cenário a autonomia, o protagonismo de educadores e educandos diante de plataformas e aplicativos, além de descrever e analisar como ocorreu o processo de adoção do ensino remoto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se responder a estas inquietações por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando as concepções de diferentes autores sobre a inserção de TD nos Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação de professores: Lévy (1999), Ribeiro (2006), D` Ambrósio (1996), Andrade (2011), Schlemmer (2002), Moran (2014, 2018); Almeida (2000), Palagi (2016); Adams; Streck (2010) e Saviani (2008).

Biografia do Autor

Edemir José Pulita, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na Linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (2017). Mestre em Engenharia de Mídias para Educação pelo Convênio EUROMIME (Université de Poiteirs - França, Universidade Técnica de Lisboa - Portugal e Universidad Nacional de Educación a Distancia - Espanha, 2012), com diploma revalidado pela UnB (2013). Psicólogo pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e Licenciado em Filosofia e em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999) e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2018).

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Publicado

31-05-2021

Como Citar

CARNEIRO VIEIRA, M.; PULITA, E. J. A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO NA UNIOESTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Temas & Matizes, [S. l.], v. 14, n. 25, p. 1–34, 2021. DOI: 10.48075/rtm.v14i25.26042. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26042. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS: A docência frente à pandemia da covid-19: novos desafios, alternativas e perspectivas teórico-metodológicas