METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: O USO DA TECNOLOGIA EM BENEFICÍO DO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.27805
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, Metodologias Inovadoras, Tecnologia no Ensino, Gamificação.

Resumo

As metodologias pedagógicas e sua relação com as práticas inovadoras de ensino constituem os instrumentos fundamentais para o ensino e prática da educação contemporânea, onde se ampliam as possibilidades de alcançar uma aprendizagem mais participativa, significativa e dinâmica. O uso de tecnologias no meio educacional vem ganhando destaque e trazendo inovação. Este estudo teve por objetivo conhecer as metodologias inovadoras para o ensino elencando algumas práticas, na busca de identificar se há promoção à aprendizagem participativa por meio de metodologias inovadoras e verificar possíveis impactos (avanços) no ensino aprendizagem. Usamos de uma análise de cunho bibliográfico – exploratório – descritivo como meio de atingir os objetivos e dar credibilidade a pesquisa científica. Ao analisar os textos selecionados, vimos que o termo gamificação na educação é definido como utilizar elementos dos games – estratégias, pensamentos e problematizações – dentro do contexto da educação com intuito de promover a aprendizagem, motivação e interação entre os alunos. Dessa forma, podemos entender que as metodologias inovadoras merecem um espaço maior em sala de aula, pois favorecem o engajamento do aluno – ao apresentar o conteúdo na realidade do aluno por meio da tecnologia – que passa a ter uma maior participação no aprendizado e na formação do próprio conhecimento, gerando dessa forma um avanço no processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

MELO, V. de P. de. METODOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: O USO DA TECNOLOGIA EM BENEFICÍO DO ENSINO. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 557–569, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.27805. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/27805. Acesso em: 29 mar. 2024.