THE TEACHER AND THE TRANSFORMING EDUCATION: THEORETICAL CONTRIBUTIONS BY DURKHEIM, DEWEY AND GRAMSCI

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v16i27.30302

Abstract

Neste artigo busca-se refletir sobre diferentes concepções de educação e como elas influenciam a formação e a atuação do professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como as implicações dessa no processo de desenvolvimento humano e social. Para isto, com base em Émile Durkheim (1858-1917), John Dewey (1859-1952 Gramsci) e Antônio (1891-1937), os quais foram e ainda são referências na formação de professores no Brasil, expõem-se suas defesas sobre a atuação do professor e como eles compreendem as implicações de tal atuação na constituição do conhecimento escolar e no desenvolvimento do ser humano e da sociedade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, apontam-se algumas variações importantes entre os teóricos citados, as quais, mais que variações didático-pedagógicas, são visões diferentes sobre o papel da educação no processo histórico, revelando concepções distintas da História. No caso, ao expor as perspectivas educacionais de cada autor, aponta-se como suas ideias se traduzem em teorias educacionais para a transformação da ou na sociedade, ou seja, em concepções variadas da História. O conjunto das reflexões possibilita afirmar que a formação do professor não pode se limitar ao ensino e/ou treinamento de determinada forma de atuação, nem se constitui na soma de conhecimentos de áreas específicas, mas deve se constituir na relação entre as teorias e a prática, logo, é primordial que o professor reconheça a concepção teórica na qual se apoia e suas consequências quanto às perspectivas sociais.

Published

24-02-2023

How to Cite

BUZIN , K. dos S. de M. .; FAVORETO , A. THE TEACHER AND THE TRANSFORMING EDUCATION: THEORETICAL CONTRIBUTIONS BY DURKHEIM, DEWEY AND GRAMSCI. Temas & Matizes, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 53–75, 2023. DOI: 10.48075/rtm.v16i27.30302. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/30302. Acesso em: 17 may. 2024.