Caracterização da investigação-ação/pesquisa-ação em revistas web-Qualis A1 e A2 de Ensino de Ciências publicadas no período de 2012 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v17i31.31955Keywords:
Estado do conhecimento; Investigação-ação; Ensino de ciências.Abstract
This study aimed to characterize the use of action research in the area of teaching sciences, understanding it as a methodological conception that combines collaborative production of improvements in intentional and methodical pedagogical actions and production of knowledge in this process. In this sense, we analyzed research published in journals of excellence that use action research as a methodological tool. The corpus of analysis totaled 52 articles published in 12 journals evaluated in Qualis A1 and A2 between the period from 2012 to 2021. The results demonstrate that there is a formation of groups and consolidated production in the period with the use of consolidated data production instruments in academic research of the human sciences. In addition, the use of action research in research on teacher training and teaching with the objectives of interpreting reality is seen more frequently, followed by the collaborative production of changes in practice and the prescription of alternatives for the practice.
References
BARDIN, L. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BAROLLI, E. et al. Desarrollo profesional de profesores de ciencias: dimensiones de análisis. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 1, p. 173 - 197, 2019. Disponível em: http://www.4.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/download/368/37. Acesso em: 10 mar. 2022.
CARR, W. Whatever Happened to Action Research? Educational Action Research., v. 2, n. 3, p. 427 - 436, 1994. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0965079940020310. Acesso em: 20 mai. 2022.
CARR, W.; KEMMIS, S. Becoming Critical: education, knowledge and action research. London and Philadelphia: The Palmer Press, 1986.
CHISTÉ, P. de S. Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 3, p. 789 - 808, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320160030015. Acesso em: 10 mar. 2022.
ELLIOTT, J. La Investigación-acción em educación. Traducción por Pablo Manzano. 5. ed. Madrid: Morata, 2005.
ELLIOTT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. 2. ed. Madrid: Morata, 1996.
ELLIOTT, J. Quality Criteria for Lesson and Learning Studies as forms of Action Research. International Journal for Lesson and Learning Studies. v. 9, n. 1, p. 11-17, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1108/IJLLS-02-2019-0018.
FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 79, n. XXIII, p. 257–272, 2002. Disponível em: www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013
FRANCO, M. A. S. F. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43vF/?lang=pt.
HADFIELD, M. Becoming critical again: Reconnecting critical social theory with the practice of action research. Educational Action Research, v. 20, n. 4, p. 571–585, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09650792.2012.727647. Acesso em: 10 mar. 2022.
IRUELA, R. La investigación-acción en didáctica de las ciencias: perspectiva desde las revistas españolas de educación. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, v. 1, n. 32, p. 221–239, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5565/rev/ensciencias.529. Acesso em: 10 mar. 2022.
MEGID-NETO, J.; TEIXEIRA, M. P. M. Sobre a Pesquisa-Ação nas Dissertações e Teses em Ensino de Biologia (1972 – 2011). ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis. v.11, n. 1, p. 283-308, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2018v11n1p283. Acesso em: 12 abr. 2022.
MOLINA, R. A pesquisa-ação / investigação-ação no Brasil: mapeamento da produção (1966-2002) e os indicadores internos da pesquisa-ação colaborativa. 2007. 177f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25072007-150643/pt-br.php. Acesso em: 10 mar. 2022.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/download/18875/12399/Acesso em: 10 mar. 2022.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37–50, 2006.
TAVARES, M. da G. da C. Literacia científica sobre sismos: um estudo com alunos açorianos no final do 1. o CEB e respetivos pais. 2018. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade do Minho, 2018. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/59080. Acesso em: 12 abr. 2022.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: Uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3DkbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mai. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.