Proposições para o debate sobre a atuação do grupo Banco Mundial na educação da América Latina em tempo de globalização neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v19i35.35647Keywords:
Grupo Banco Mundial; Globalização Neoliberal; Políticas Públicas Educacionais.Abstract
Especially since the 1970s, the world has been the scene of profound changes in its economic and social direction. The greatest example of this was the rise of the neoliberal market model, initially promoted in England and the United States of America and later implemented in the dictatorial terrain of some Latin American states. Based on this historical understanding, this text addresses questions about contemporary trends in the elaboration, implementation and evaluation of public education policies in Latin America. In problematizing the concept of neoliberal globalization, supranational actors are highlighted, with emphasis on the World Bank Group (WB), which have been participating more strongly in the galvanization of this logic of hegemonic production that directly interferes in Education. The reflection presented goes in the direction of defending that the WB, as the international organization that finances the most public education policies, when compared to its peers, only strengthens the logic of neoliberal globalization in Education by finding local actors who adhere to the logic it defends. Finally, instead of proposing the exhaustion of the debate, the text points out paths for a non-naive reading of the movements in Latin American education of the present time, especially for those who wish to start properly in the debate.
References
AFONSO, A. J. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 75, p. 15-32, ago. 2001. DOI: 10.1590/S0101-73302001000300003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/CGkRcsCcsynSwtSRsj44LBf/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.
ALMEIDA, W. A trajetória das instituições financeiras multilaterais e suas relações com as políticas públicas. Revista de Políticas Públicas, São Luís, v. 9, n. 1, p. 173-188, jul./dez. 2005. DOI: 10.18764/2178-2865.v9n1p173-188. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/3773/1854. Acesso em: 1 abr. 2018.
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1995. p. 9-23.
BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. O desenvolvimento econômico da América Latina desde a independência. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
BARRETO, R. G.; LEHER, R. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior “emerge” terciária. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 39, p. 423-436, set./dez. 2008. DOI: 10.1590/S1413-24782008000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/488734898. Acesso em: 11 jun. 2021.
BELLO, I. M.; JACOMINI, M. A.; MINHOTO, M. A. P. Pesquisa em política educacional no Brasil (2000-2010): uma análise de teses e dissertações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 369-393, jul./dez. 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6389. Acesso em: 11 jun. 2021.
BONAL, X. Globalización y política educativa: un análisis crítico de la agenda del Banco Mundial para América Latina. Revista Mexicana de Sociología, Cidade do México, v. 64, n. 3, p. 3-35, jul./set. 2002. DOI: 10.2307/3541389. Acesso em: 12 maio 2020.
BONAL, X. Contra la pobreza... ¿desigualdad? La educación como estrategia de superación de la pobreza según el Banco Mundial: algunos ejemplos de América Latina. In: GOMÀ, R.; JORDANA, J. (ed.). Descentralización y políticas sociales en América Latina. Barcelona: Fundació CIDOB, 2004. p. 91-125. Disponível em: https://www.cidob.org/publicaciones/serie_de_publicacion/interrogar_la_actualidad/descentralizacion_y_politicas_sociales_en_america_latina. Acesso em: 3 maio 2020.
BONETTO, M. S. El Estado en la región: la conflictiva discusión de alternativas teóricas. In: REY, M. T. (ed.). El Estado em América Latina: continuidades y rupturas. Santiago: CLACSO; Editorial Arcis, 2012. p. 117-138. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20121127121700/ElEstadoenAmericaLatina.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.
BOURDIEU, P. The essence of neoliberalism. Le Monde diplomatique, Paris, dec. 1998. Disponível em: https://mondediplo.com/1998/12/08bourdieu#. Acesso em: 8 abr. 2020.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 11. ed. Campinas: Papirus, 2011.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BROWN, P.; LAUDER, H. Education, Globalization, and Economic Development. In: HALSEY, A. H. et al. Education: culture, economy, and society. Oxford; New York: Oxford University Press, 1997. p. 172-192.
BURTON, G. Teorizando o Estado e a globalização na política e políticas educacionais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 315-332, jul./dez. 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6393. Acesso em: 11 jun. 2021.
CALCAGNO, A. E. El financiamiento de la educación en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, n. 14, p. 11-44, maio/ago. 1997. DOI: 10.35362/rie1401099. Disponível em: https://rieoei.org/historico/oeivirt/rie14a01.pdf. Acesso em: 31 maio 2020.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006. DOI: 10.1590/S1413-24782006000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a02v11n31.pdf. Acesso em: 13 abr. 2018.
CHAUÍ, M. S. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
COELHO, J. C. Economia, poder e influência externa: o Banco Mundial e os anos de ajuste na América Latina. São Paulo: Ed. Unifesp, 2012.
DALE, R. Specifying globalization effects on national policy: a focus on the mechanisms. Journal of Education Policy, England and Wales, v. 14, n. 1, p. 1-17, 1999. DOI: 10.1080/026809399286468. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/026809399286468. Acesso em: 11 jun. 2021.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução de Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
DIAS SOBRINHO, J. Calidad, pertinencia y responsabilidad social de la universidad latinoamericana y caribeña. In: GAZZOLA, A. L.; DIDRIKSSON, A. (ed.). Tendencias de la educación superior em America Latina y el Caribe. Caracas: IESALC-UNESCO, 2008. p. 87-112.
DIDRIKSSON, A. Contexto global y regional de la educación superior en América Latina y el Caribe. In: GAZZOLA, A. L.; DIDRIKSSON, A. (ed.). Tendencias de la educación superior em America Latina y el Caribe. Caracas: IESALC-UNESCO, 2008. p. 21-54.
DIDRIKSSON, A. La nueva agenda de transformación de la educación superior en América Latina. Perfiles Educativos, Coyoacán, v. 34, n. 138, p. 184-203, out./dez. 2012. DOI: 10.22201/iisue.24486167e.2012.138.34153. Disponível em: https://www.iisue.unam.mx/perfiles/articulo/2012-138-la-nueva-agenda-de-transformacion-de-la-educacion-superior-en-america-latina.pdf. Acesso em: 24 jul. 2019.
FERNÁNDEZ LAMARRA, N. R.; PÉREZ CENTENO, C. G. La educación superior latinoamericana en el inicio del nuevo siglo: situación, principales problemas y perspectivas futuras. Revista Española de Educación Comparada, Madri, n. 27, p. 123-148, jan./jun. 2016. DOI: 10.5944/reec.27.2016.15044. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/15044/14414. Acesso em: 24 jul. 2019.
FONSECA, M. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 37-69, jan./jun. 1998. DOI: 10.1590/S0102-25551998000100003. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59613/62710. Acesso em: 16 maio 2014.
FONSECA, M. O Banco Mundial e a educação: reflexões sobre o caso brasileiro. In: GENTILI, P. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 159-183.
GARCÍA GUADILLA, C. Balance de la década de los ‘90 y reflexiones sobre las nuevas fuerzas de cambio en la educación superior. In: MOLLIS, M. (comp.). Las universidades en América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero. Buenos Aires: CLACSO, 2003. p. 17-37. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/mollis/gguadilla.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.
GOMES, A. M.; OLIVEIRA, J. F. Educação superior como sujeito-objeto de estudo. In: GOMES, A. M.; OLIVEIRA, J. F. (org.). Reconfiguração do campo da educação superior. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 13-70.
GOROSTIAGA, J. M. Un abordaje de la cuestión epistemológica em los estúdios comparados sobre política educativa. In: TELLO, C. (coord.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 239-268.
HARVEY, D. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 14. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
HARVEY, D. O novo imperialismo. Tradução de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
KRAWCZYK, N. R.; ROSAR, M. F. F. Mapeamento das possibilidades de investigação da política educacional gestada na América Latina. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 23., 2000, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2000. p. 1-12. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt_05_09.pdf. Acesso em: 12 jun. 2021.
KRUPPA, S. M. P.; SANTOS, T. R. F. S. O avanço da atuação do Grupo Banco Mundial na educação básica brasileira. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 41., 2023, Manaus. Anais [...]. Manaus: ANPEd, 2023. p. 1-7.
LÓPEZ SEGRERA, F. El impacto de la globalización y de las políticas educativas en los sistemas de educación superior de América Latina y el Caribe. In: MOLLIS, M. (comp.). Las universidades en América Latina: ¿reformadas o alteradas? La cosmética del poder financiero. Buenos Aires: CLACSO, 2003. p. 39-58. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101109010429/mollis.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.
LÓPEZ SEGRERA, F. Educación superior mundial comparada e internacionalización ¿Cooperación solidaria o nuevos proveedores con ánimo lucro? In: LEHER, R. (comp.). Por una reforma radical de las universidades latinoamericanas. Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2010. p. 121-234. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/gsdl/collect/clacso/index/assoc/D5419.dir/libro2.pdf. Acesso em: 30 dez. 2018.
MARTINS, D. V. A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). 2011. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2011. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/569/Dissertacao%20Denis%20Martins%20PDF.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 jun. 2020.
MONCAYO CRUZ, V. M. ¿Cómo aproximarnos al Estado en América Latina?. In: REY, M. T. (ed.). El estado em América Latina: continuidades y rupturas. Santiago: CLACSO; Editorial Arcis, 2012. p. 19-49. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20121127121700/ElEstadoenAmericaLatina.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.
NASCIMENTO, F. P. Classificação da pesquisa: natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. In: NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. (org.). Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 2016. p. 1-11. Disponível em: http://franciscopaulo.com.br/arquivos/Classifica%C3%A7%C3%A3o%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 2 nov. 2021.
OCAMPO, J. A.; FLORES, L. E. B. O desenvolvimento econômico da América Latina desde a independência. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
PEREIRA, J. M. M. O Banco Mundial e a construção político-intelectual do “combate à pobreza”. Topoi, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 260-282, jul./dez. 2010a. DOI: 10.1590/2237-101X011021014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/v3d9K7w9d7w9d7w9d7w9d7w/. Acesso em: 11 jun. 2021.
PEREIRA, J. M. M. O Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro (1944-2008). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010b.
PUELLO-SOCARRÁS, J. F. Neoliberalismo, antineoliberalismo, nuevo neoliberalismo: episodios y trayectorias económico-políticas suramericanas (1973-2015). In: VILLAGRA, L. R. (coord.). Neoliberalismo en América Latina: crisis, tendencias y alternativas. Asunción: CLACSO, 2015. p. 19-42. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20151203044203/Neoliberalismo.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018.
REIS, M. L. M. A universidade pública em crise: dilemas e desafios frente à globalização e ao MERCOSUL. 2001. 193 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/82092/184042.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 9 jul. 2020.
RIBEIRO, D. América Latina: a pátria grande. 3. ed. São Paulo: Global, 2017.
RIVERO, J. Reforma y desigualdad educativa en América Latina. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, n. 23, p. 103-133, maio/ago. 2000. DOI: 10.35362/rie2301016. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie23a03.PDF. Acesso em: 2 jun. 2020.
RIZVI, F.; LINGARD, B. A OCDE e as mudanças globais nas políticas de educação. In: COWEN, R.; KAZAMIAS, A. M.; ULTERHALTER, E. Educação comparada: panorama internacional e perspectivas. Brasília, DF: UNESCO, CAPES, 2012. p. 531-551.
RODRÍGUES GÓMEZ, R. La universidad latinoamericana en la encrucijada del siglo XXI. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, n. 21, p. 55-77, set./dez. 1999. DOI: 10.35362/rie2101037. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie21a04.PDF. Acesso em: 29 maio 2020.
ROSEMBERG, F. Uma introdução ao estudo das organizações multilaterais no campo educacional. In: KRAWCZYK, N.; CAMPOS, M. M.; HADDAD, S. (org.). O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 63-94.
RUIZ, G. El enfoque jurídico normativo de la política educacional. In: TELLO, C. (coord.). Epistemologías de la política educativa: posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 109-162.
SANTOS, T. R. F. S. Análise psicopedagógica da proposta educacional Aprendizagem para Todos do Grupo Banco Mundial. 2014. 127 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicopedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4409/1/TRFSS11092014.pdf. Acesso em: 16 abr. 2015.
SANTOS, T. R. F. S. Análise da atuação do Grupo Banco Mundial na Educação Superior do Brasil. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27927/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Thiago%20Rodrigo%20Fernandes%20da%20Silva%20Santos.pdf. Acesso em: 30 jan. 2018.
SANTOS, T. R. F. S. As influências do Grupo Banco Mundial no campo da Educação Superior: pautas contemporâneas em torno da avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 29, p. 1-16, 2024a. DOI: 10.1590/S1414-40772024000100018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/xrc4MqdWZSQPqDj7DzpCcPy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 maio 2020.
SANTOS, T. R. F. S. O Grupo Banco Mundial no campo da educação superior da América Latina: uma análise das dissertações e das teses publicadas no Brasil sobre o tema. Educar em Revista, Curitiba, v. 40, p. 1-17, 2024b. DOI: 10.1590/0104-4060.91696. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/Q8rHVrspQ4bqB5vXh9KMHJk/?lang=pt. Acesso em: 20 nov. 2021.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SCOCUGLIA, A. C. Globalizações, política educacional e pedagogia contra-hegemônica. In: KRAWCZYK, N.; CAMPOS, M. M.; HADDAD, S. (org.). O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI: reformas em debate. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 39-62.
SILVA, M. A. Intervenção e consentimento: a política do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados; São Paulo: FAPESP, 2002.
SOUZA, J. F. Educação Superior na América Latina e Caribe: panorama e perspectivas cem anos após a Reforma de Córdoba. Educação e Emancipação, São Luís, v. 11, n. 3, p. 91-122, set./dez. 2018. DOI: 10.18764/2358-4319.v11n3p91-122. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/9728. Acesso em: 2 maio 2019.
TEODORO, A. N. D.; GUILHERME, M. M. D. A educação superior em tempos de mudança na América Latina e na Europa: anotações para uma agenda alternativa. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 3, p. 8-16, set./dez. 2017. DOI: 10.24115/S2446-6220201733394p.8-16. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/394/607. Acesso em: 23 jul. 2019.
TORRES, C. A. Después de la tormenta neoliberal: la política educativa latino-americana entre la crítica y la utopia. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, n. 48, p. 207-229, set./dez. 2008. DOI: 10.35362/rie480693. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie48a10.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.
ZANATTA, L. Uma breve história da América Latina. Tradução de Euclides Luiz Calloni. São Paulo: Cultrix, 2017.
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.