EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: NOVOS OU VELHOS DESAFIOS?

Authors

  • Osnir Pereira Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v8i15.3911

Keywords:

Educação, Pedagogia, Fenomenologia.

Abstract

O presente trabalho discute aspectos do processo de formação discente, pondera sobre expectativas, limites e possibilidades da atividade docente diante de desafios culturais cotidianos, utilizando como referencial analítico-compreensivo caracteres da Fenomenologia merleaupontyana. Situando a relação pedagógica como prática dialógica mediadora da busca de sentido e significação das relações no mundo, constituintes e afirmadoras da intencionalidade que caracteriza o humano, reflete sobre perspectivas da educação no século XXI evocando para interlocução proposições filosóficas de Jorge Larrosa e Antropológicas de Clifford Geertz.

Published

01-01-2000

How to Cite

BARBOSA, O. P. EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: NOVOS OU VELHOS DESAFIOS?. Temas & Matizes, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p.105–124, 2000. DOI: 10.48075/rtm.v8i15.3911. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/3911. Acesso em: 20 oct. 2024.

Issue

Section

Temas Livres