ATELIÊS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rtm.v15i26.26191
Agências de fomento

Resumo

É evidente que ainda hoje muitos alunos se mostram desmotivados em relação à matemática. Uma maneira de reverter isso é utilizando metodologias que tornem o aprendizado dessa área do conhecimento mais agradável. Assim, neste trabalho, pretende-se descrever e discutir as experiências de sete residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx (xxxxxx), no ano de 2019, ao desenvolverem práticas educativas, intituladas Ateliês Matemáticos, na escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx. Os ateliês aqui descritos têm como tema os conteúdos de potência e de fração, e as metodologias utilizadas nesses ateliês foram, respectivamente, materiais manipulativos, com abordagem investigativa, e jogos lúdicos. Esse texto trata-se de um estudo  qualitativo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, no qual tomou-se como base registros entregues pelos alunos, escritas reflexivas dos licenciandos e relatórios realizados como parte das atividades do PRP. As discussões feitas ao longo do texto têm como base teórica Goldenberg (1999) e Groenwald e Timm (2002), que nos fez refletir sobre como esses ateliês envolvendo jogos e investigação ajudam os alunos na compreensão dos conceitos de potência e de fração. Como resultado, foi possível ver que os ateliês contribuíram para o aprendizado dos alunos, na medida em que despertou o interesse e a participação deles na construção e apropriação dos conhecimentos matemáticos.

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Publicado

14-02-2022

Como Citar

NASCIMENTO, L. L. do; SILVA, C. V. da; SILVA, L. dos S.; PEREIRA, A. R. ATELIÊS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Temas & Matizes, [S. l.], v. 15, n. 26, p. 254–274, 2022. DOI: 10.48075/rtm.v15i26.26191. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/26191. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊS:Experiências e desafios do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica na formação de professores